Com base nessa afirmação, foi formulado o dogma mais importante do cristianismo – a Santíssima Trindade. “O pai é Deus, o filho é Deus e o Espírito Santo é Deus.
Lucas apresenta Jesus como o Filho de Deus, mas volta sua atenção especialmente para a humanidade d'Ele, com Sua compaixão para com os fracos, os aflitos e os marginalizados. De acordo com o prefácio do livro, o propósito de Lucas é relatar o início do cristianismo, enquanto procura o significado teológico da história.
Vida. Lucas foi um médico grego que viveu na cidade grega de Antioquia, na Síria Antiga. Lucas é um sírio de Antioquia, sírio pela raça, médico de profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio.
Antioquia, Turquia
A convenção tradicionalmente mantida é que os autores foram dois dos doze apóstolos de Jesus, João e Mateus, e dois "homens apostólicos", Marcos e Lucas: Mateus – um antigo coletor de impostos que foi chamado por Jesus para ser um dos doze apóstolos. ... Marcos – um seguidor de Pedro e assim um "homem apostólico".
Prisca (cujo nome significa literalmente em português "velha"), também conhecida pelo diminuitivo Priscila (velhinha), era esposa de Áquila, e foi uma das primeiras divulgadoras do Evangelho em Roma. ... Áquila é mencionado nos Atos como esposo de Priscila e é contado como um dos Setenta Discípulos.
Os Evangelhos do Novo Testamento, quatro relatos sobre a vida de Jesus aceitos por todas as igrejas cristãs, tradicionalmente são atribuídos a dois dos Doze Apóstolos (Mateus e João, filho de Zebedeu), a um companheiro do apóstolo Pedro (Marcos) e a um colaborador de São Paulo (Lucas).
Pentecostes
Lucas, o Evangelista