3 passos para curar o furúnculo mais rápido
Tópico. Os antibióticos como a neomicina, bacitracina, mupirocina ou ácido fusídico e a drenagem quando a lesão apresenta flutuação, são curativos.
Nos casos de furúnculos, impetigos ou outras infecções menos graves da pele, a dose recomendada é de 500 mg de 12/12 horas por 7 a 10 dias. Nos casos de cistite não complicada a cefalexina pode ser indicada, apesar de não ser a primeira opção de antibióticos na maioria dos casos.
Se o abscesso for pequeno e pouco doloroso, a lesão pode ser tratada com banhos de assento frequentes, com duração de 15 minutos, 3 a 4 vezes por dia. Esse procedimento ajuda na drenagem espontânea do pus. Mesmo quando o banho de assento não é suficiente para tratar o abscesso, ele ajuda no alívio dos sintomas.
1. Banho de assento com hamamélis
Enquanto decide sobre a cirurgia do plicoma anal, mantenha o intestino regular, evite o esforço intenso para evacuar, faça a higiene com água e sabonete, tente não usar papel higiênico. Se o plicoma inchar e ficar dolorido, banhos de assento com água morna costumam trazer um ótimo alivio.
A retirada do plicoma anal é feita por meio de intervenção cirúrgica. O procedimento é feito principalmente por razões estéticas, uma vez que o abaulamento raramente acarreta em problemas de saúde. A cirurgia é simples. O excesso é retirado com um corte e a ferida é fechada com pontos.
A retirada de plicomas consiste apenas na excisão das sobras de pele que se localizam junto à borda anal, sendo essa cirurgia bem menor e externa à borda anal (abaixo da linha denteada/pectínea).