O cafezinho depois do almoço, por exemplo, deve ser evitado pois ele pode causar o relaxamento da válvula entre o estômago e o esôfago, facilitando o refluxo. O chá preto tem o mesmo efeito que o café, por isso é recomendado que ele seja trocado pelo chá branco ou pelo chá verde, que não têm esse efeito.
Alimentos umami, como carnes magras, cenoura e batata, estão entre as opções! Veja uma sugestão de cardápio completo para quem sofre desse problema.
Alimentos como castanha-do-pará, nozes e castanha de caju têm poder anti-inflamatório, algo muito importante quando se sofre com refluxo.
Os vegetais, em geral, possuem naturalmente índice de gorduras e açúcares mais baixos e ajudam a reduzir o ácido do estômago. Boas opções são: brócolis, aspargo, couve, couve-flor, batata e pepino, por exemplo.
- Saladas com legumes, verduras, grãos (ervilha, lentilha, milho,...) - Temperos: sal, tempero verde, azeite de oliva, shoyo, orégano, ervas finas. - Gelatina, sagu, frutas cozidas ( em pequena quantidade). - Salada de frutas, podendo acrescentar clara em neve.
Olá, Gengibre é um vegetal carminativo que está relacionado à piora dos sintomas da doença do refluxo gastroesofágico por aumentar a frequência de relaxamento transitório do esfíncter esofagiano inferior e por reduzir a pressão deste mesmo esfíncter.