EQST

Quais So As Fases Da Odontognese?

Quais são as fases da Odontogênese?

A odontogênese é dividida em fases: lâmina dentária, botão, capuz, campânula, formação da coroa e raiz. Nessas fases ocorrem alterações responsáveis pela proliferação, diferenciação celular, morfogênese, histogênese e maturação dos órgãos dentários.

Como se inicia a Odontogenese?

Odontogênese é o período em que os elementos dentários são formados. Inicia-se como resultado da interação entre o Epitélio Oral e Ectomesênquima subjacente, originando a banda epitelial primária, que se divide em duas:  LâminaVestibular: Originará o vestíbulo da boca.

Como ocorre a Dentinogenese?

Dentinogênese é o processo pelo qual a dentina dental é formada. Ele ocorre em duas etapas principais: primeiro a formação da matriz dentinária ou pré-dentina. Em seguida, essa formação é calcificada, originando a dentina.

Como se forma a cripta óssea?

1) Movimento Pré-Eruptivo → Crescimento concêntrico do germe dentário no interior de seu folículo, sem movimento muito ativo, no inicio, em direção a cavidade oral. → Externamente o osso alveolar estará sendo desenvolvido, formando uma cripta óssea.

Qual a origem dos Odontoblastos?

Esta célula com origem na crista neural localizada na parte externa da surperficie da polpa dental, e cuja função biologica é a dentinogênese, que é o processo de criação da dentina, a estrutura que fica abaixo do esmalte dental.

Onde ficam os Odontoblastos?

Odontoblasto é uma célula responsável pela síntese ou produção da dentina, a camada situada na parte de baixo do esmalte, sua principal função é a dentinogênese. ... Na parte da coroa do dente, os odontoblastos se apresentam como células colunares altas, já na metade da raiz, como colunares baixas.

O que são Odontoblastos e Ameloblastos?

As células que formam o esmalte (ameloblastos) têm origem ectodérmica e derivam do epitélio bucal (ao contrário dos odontoblastos, que formam a dentina e têm origem mesodérmica). Normalmente, durante o desenvolvimento do dente, os ameloblastos estão em contato direto com a dentina.

Qual a origem da dentina?

É uma das partes formadoras do dente, localizado mais internamente, abaixo do esmalte e do cemento. É formada principalmente por fibrilas de colágeno tipo I, glicosaminoglicanos, fosfoproteína, fosfolipídios e sais de cálcio sob a forma de cristais de hidroxiapatita.

Qual o sentido da formação da dentina e do esmalte?

A formação do esmalte faz parte do processo global do desenvolvimento dentário. ... A formação do esmalte é vista na primeira fase da coroa. Amelogênese, ou formação do esmalte, ocorre após a formação da dentina, através de células conhecidas como ameloblastos.

Como é classificada a dentina?

Sendo esta dividida em: dentina fisiológica:que se forma naturalmente durante a vida,diminuindo assim a cavidade pulpar,e dentina reacional:esta é formada sob influência de uma reação,como a cárie. A medida em que a lesão aumenta,é formada mais dentina para afastar a cavidade pulpar da lesão cariosa,protegendo a polpa.

Qual é a origem do ligamento periodontal?

O ligamento periodontal é também constituído por tecido conjuntivo laxo, o qual contém vasos sanguíneos, linfáticos e a cadeia nervosa do ligamento. A maior parte dos vasos sanguíneos do ligamento surgem a partir da medula óssea do osso de suporte e também de prolongamentos dos vasos periapicais.

Quais são as fibras do ligamento periodontal?

As fibras colágenas do ligamento periodontal podem ser divididas nos seguintes grupos principais: 1- Grupo da crista alveolar: unido ao cemento logo abaixo da junção amelocementária. 2- Grupo horizontal: situado logo apicalmente ao grupo da crista alveolar. 3- Grupo oblíquo: o mais numeroso dos ligamentos.

Onde se localiza o ligamento periodontal?

Está inserido no osso ao redor do dente e também na camada externa da raiz, chamada cemento, esclarece a Faculdade de Odontologia da Universidade de Pittsburgh. Embora seja chamado de ligamento, não é como os ligamentos que circundam as articulações.

Que tipo de tecido forma o ligamento periodontal?

O ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo interposto entre os dois constituintes mineralizados do periodonto de sustentação (cemento e osso alveolar), estabelecendo, desta maneira, a articulação entre o dente e seu respectivo alvéolo (Gonfose).

Quais os principais tipos celulares do ligamento periodontal?

As células presentes no ligamento periodontal são: células mesenquimais indiferenciadas, fibroblastos, macrófagos, plasmócitos, mastócitos, cementoblastos, osteoblastos e osteoclastos.

O que significa aumento do espaço do ligamento periodontal?

Estas imagens radiográficas ocorrem em conseqüência da necessidade de fibras periodontais mais espessas e mais longas para suportar um aumento da função, ou seja, para absorver as forças oclusais mais intensas. Aumenta-se, assim, a espessura do ligamento periodontal.

Quais os tipos de cemento?

Há dois tipos de cemento: cemento celular e cemento acelular. O tipo acelular apresenta coloração clara, é amorfo e não é formado por cementoblastos aprisionados na matriz, como ocorre durante a formação do cemento celular. As fibras que se inserem pelo cemento são as fibras de Sharpey.

O que é o cemento?

O cemento é um tecido mineralizado que cobre a superfície radicular do dente e promove, por meio do ligamento periodontal, a inserção deste no osso alveolar.

O que é o cemento radicular?

O cemento radicular é um tecido que recobre a raiz do dente. Não possui vasos sanguíneos, linfáticos, inervação e não é remodelado, mas permanece em contínua deposição. O osso alveolar é formado com parte da mandíbula e maxilar que são suporte dos dentes.

Como é formado o cemento?

Cemento Radicular É formado por uma matriz orgânica, essencialmente fibras colágenas e por cristais de hidroxiapatita, de deposição contínua. Pela ausência de vascularização, o tecido cementário é nutrido pela difusão de substâncias advindas do ligamento periodontal.

Quais as estruturas que compõem o periodonto de proteção?

O periodonto normal é dividido em periodonto de proteção – constituído pelo complexo mucogengival e composto pela gengiva marginal livre, papilar, inserida e pela união mucogengival e mucosa alveolar; e periodonto de suporte ou sustentação – constituído pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.

Qual a principal célula do cemento?

Células: Cementoblastos: Responsáveis pela formação da matriz intrínseca do cemento. Apresentam forma arredondada, com citoplasma basófilo, assemelhando-se aos osteoblastos. Cementócitos: São os cementocitos que ficaram aprisionados na matriz do cemento durane sua formação.

Quais tecidos formam os dentes e suas estruturas de sustentação?

O periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem o dente. Esses tecidos incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais.

Quais são os tecidos que formam os dentes?

Os dentes são formados por um tecido conjuntivo chamado de dentina, que é altamente calcificado e bastante resistente. Recobrindo esse tecido, há uma camada dura e branca chamada de esmalte, considerada a substância mais rígida de todo o corpo.