As origens do feudalismo remontam ao século III, quando o sistema escravista de produção no Império Romano entrou em crise. Diante da crise econômica e das invasões germânicas, muitos dos grandes senhores romanos abandonaram as cidades e foram morar nas suas propriedades no campo.
Nos séculos XI a XIII a população europeia mais que dobrou. É que não havia comida para todo mundo e por isso o povo teve que se mudar para as cidades. Por essa razão, o Feudalismo desapareceu por completo e pôs fim à Idade Média.
Fatores Responsáveis pela Decadência da Feudalismo
Resposta. - Com o aumento dos impostos, proporcionados pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais. Este fato desarticulou o sistema de vassalagem, típico do feudalismo; ... Os senhores feudais perderam poder econômico e político.
A TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO O capitalismo nasce da crise do sistema feudal e cresce com o desenvolvimento comercial, depois das Primeiras Cruzadas. Foi formando-se aos poucos durante o período final da idade média, para finalmente dominar toda a Europa ocidental a partir do séc XVl.
O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.