Respirar é vital. A entrada de ar nos pulmões é chamada de inspiração, enquanto que a saída de ar é conhecida como expiração. A ventilação é a renovação do ar nos pulmões, através da troca gasosa. A cada movimento respiratório se inala e exala ar.
Na saída de ar dos pulmões, chamada de expiração, o diafragma e os músculos intercostais se relaxam, levantando o diafragma e abaixando as costelas, reduzindo o volume da caixa torácica e forçando o ar a sair dos pulmões.
A respiração é controlada pelo sistema nervoso autônomo ou neurovegetativo, através um centro nervoso localizado na região do bulbo (tronco cerebral). Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais).
Na respiração tranquila, a expiração é um processo passivo. Isso significa dizer que, após a expansão que ocorre na inspiração, os músculos da inspiração tendem a se relaxar, da mesma forma que o pulmão e a parede torácica como um todo tendem a voltar às suas posições de equilíbrio.
Resposta:Não. Explicação:Inspiração , é ativa (o trabalho executado pelos músculos responsáveis pela respiração, como o diafragma, expande o volume da caixa torácica, diminuindo a pressão interna, o que faz com que os pulmões inchem).
Respiração Passiva É exatamente o inverso da respiração ativa e uma das melhores formas de respirar na musculação. Ou seja, a inspiração de ar ocorre no momento da contração excêntrica, e a expiração se dá durante o momento concêntrico do exercício.
Essa ação também expande e contrai os pulmões. O diafragma tem formato de cúpula e separa as cavidades abdominal e torácica. Durante a respiração, ele é o principal músculo da inspiração.