Diarreia não tratada pode levar até à morte “A diarreia, quando não tratada adequadamente e, principalmente, que ocorre em crianças, idosos e imunossuprimidos, pode levar a estados de desidratação grave, com choque hipovolêmico ou outras situações, como choque séptico”, afirma o médico.
Em geral, as viroses respiratórias e gastrointestinais duram de três a dez dias.
Já as viroses gastrointestinais, além de serem transmitidas por gotículas da boca ou do nariz, podem ser transmitidas através do contato fecal-oral. Ou seja, mãos, objetos ou alimentos contaminados com fezes de uma pessoa infectada se tornam meios de transmissão da doença em contato com a boca.
Na maioria dos casos, a transmissão é feita pelo contato próximo, principalmente por mãos contaminadas pelo vírus. Fezes e vômitos dos pacientes contaminados possuem elevadas cargas de vírus.
Remédios caseiros para hidratar um cachorro com parvovírus
Em relação aos líquidos, é importante cortar algumas bebidas do cardápio, como refrigerantes e bebidas com cafeína e as alcoólicas. No café da manhã, evite a ingestão de frutas cítricas ou secas, mel ou cereais, que podem piorar o quadro de diarreia.
Alimentação em casos de diarreia: sopa de cenoura), sucos de frutas e Coca-Cola sem gás e em pequenos goles (para remover o gás da Coca-Cola mexa com um garfo). Alimente-se, especialmente durante a fase aguda da diarreia, com refeições fáceis de digerir.