Os exames rotineiramente utilizados para este fim são o tempo de protrombina (TP) e o tempo de tromboplastina parcial ativada (ATTP), que avaliam indiretamente a função de todos os fatores principais da coagulação exceto o fator XIII, a contagem de plaquetas, e a sua análise de ativação e função que podem ser medidas ...
Higiene e profilaxia
Pessoas com Hemofilia tipo A são deficientes de fator VIII (oito). Já as pessoas com hemofilia do tipo B são deficientes de fator IX. Os sangramentos são iguais nos dois tipos, porém a gravidade dos sangramentos depende da quantidade de fator presente no plasma (líquido que representa 55% do volume total do sangue).
58 – Pais de pacientes portadores de Talassemia e Hemofilia podem doar sangue? Sim, desde que não sejam anêmicos. Ambas são doenças hereditárias (herdadas dos pais para filhos) envolvendo o sangue (anemia e distúrbio da coagulação, respectivamente).
- Quem usa crack ou cocaína por via nasal não pode doar sangue até 12 meses após o consumo; - Quem tomou vacina contra rubéola precisa esperar duas semanas. No caso de vacinas contra sarampo ou tuberculose, é preciso esperar um mês.