Questões do concurso são elaboradas por grupos independentes de profissionais. Elas são checadas, revisadas e um sorteio define quais entraram no exame. 1) O órgão público abre a seleção informando à empresa que organiza o concurso quais são as habilidades necessárias para as vagas.
É realmente muito importante conhecer a banca organizadora do seu concurso para saber:
A Legalle Concursos tem como objetivo a administração e o planejamento de concursos públicos. A banca é reconhecida por possuir profissionais altamente capacitados, os quais ocupam cargos de mestres, doutores, servidores públicos e especialistas.
Se relacionar com a forma de atuação da banca examinadora é a grande chave para conhecê-la, e você só consegue fazer isso respondendo questões. Busque provas anteriores da banca do seu concurso, e responda o máximo de questões possível. Faça simulados e perceba como a banca examinadora formula suas questões.
Embora não seja uma banca tradicional, costuma ser bastante tranquila. De maneira geral, não traz questões para “ferrar” o candidato, polêmicas ou dúbias, que vão gerar muitos recursos. Aposta muito na literalidade, na lei seca. Em contraptida, as notas de corte são muito altas.
As questões são discutidas sempre com a coordenação pedagógica das organizadoras. Todas as organizadoras enfatizam que buscam o ineditismo nas questões e não recorrem a provas anteriores para elaborar questões. Os órgãos geralmente determinam o conteúdo programático do concurso.
As bancas organizadoras são as responsáveis por elaborar e realizar a correção das provas de concursos. Dependendo do tipo de banca, existem algumas características que se repetem e você pode utilizar isso a seu favor.
A banca examinadora é responsável por organizar todo o concurso público, desde a criação do edital, inscrições e locais da avaliação, além da aplicação e correção das provas. Acompanhe! Atualmente, são raros os órgãos públicos que organizam seus próprios concursos sem o auxílio de uma empresa especializada.
Utiliza-se do famoso “método Cespe”, em que uma marcação errada anula uma certa. É necessário ter conhecimento geral e boa interpretação de texto. A banca também elabora provas com questões de múltipla escolha. A banca não costuma trazer uma divisão de questões por disciplinas em seus editais.
A Cebraspe, antiga Cespe, tem marcado presença constante na organização de concursos da PF. Com o último certame da instituição não foi diferente. Aliás, essa seleção ainda está ativa, já que deu início aos trabalhos em 2018.
As provas objetiva e discursiva do concurso PF estão agendadas para o dia 21 de março, um domingo. Os exames serão aplicados nas 26 capitais, além do Distrito Federal, podendo ter novos locais de acordo com a demanda de inscritos.
Entenda como entrar para polícia federal
O último concurso Polícia Federal, realizado em 2018, contou com 147.
A última seleção para a Polícia Federal (PF) foi em 2018, e teve como banca organizadora a Cebraspe, exigindo um nível técnico maior no exame. As notas de corte do concurso PF para o cargo de Agente foi de 56,6% de aproveitamento, o que correspondeu a 68 pontos na prova objetiva.
Em ação impetrada na Justiça por candidato a uma das vagas no concurso PF, o órgão informou o número de inscritos no certame por capital onde as provas serão realizadas. Foram 321.
Provas Polícia Federal
A última seleção para a Polícia Federal ocorreu em 2018 e ofereceu vagas para Agente, Escrivão, Papiloscopista, Perito e Delegado. No edital deste ano, os cargos englobados são somente de Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado.
Não há idade máxima para entrar por concurso na Polícia Federal. Como você viu no item acima, há apenas uma idade mínima, que é 18 anos. A única limitação que deve ser respeitada é a da aposentadoria compulsória.
No geral, o concurso da Polícia Federal possui uma maior quantidade de candidatos do que o da PRF. No entanto, em alguns cargos como o de Delegado, o número de inscritos por oportunidade é menor do que para um Policial Rodoviário Federal.
Uma vez que o Concurso da PRF cobra noções de Direito, em um nível que qualquer pessoa consegue aprender as matérias sem precisar de formação na área. Já a segunda corrente afirma que o melhor Ensino Superior para a PRF seria o Curso de Letras (Língua Portuguesa).
O profissional tem a responsabilidade de executar investigações e operações policiais, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança e desempenhar outras tantas atividades de natureza policial e administrativa. Os salários aqui começam em R$ 12.
Como parte das matérias do concurso Polícia Federal corresponde as do certame da PRF, procure focar apenas nas matérias específicas do cargo de Policial Rodoviário Federal. Afinal, disciplinas como Língua Portuguesa ou Informática já foram revisadas no certame da PF.