Quais são as 4 principais abordagens da psicologia?
Existem várias vertentes de trabalho na psicologia e, durante a graduação, os estudantes têm contato com as principais abordagens de forma resumida, como a psicanálise, a psicologia junguiana, a Gestalt-terapia, o behaviorismo, o humanismo e outras que variam de faculdade para faculdade.
Uma abordagem psicológica é um referencial teórico e metodológico para se interpretar o comportamento e a mente. Aqui comportamento se refere a tudo produzido pelo cérebro: emoções, ações, pensamentos, memórias e etc.
Técnicas de convencimento: saiba como convencer pessoas a buscarem ajuda
5 passos para superar a vergonha de pedir ajuda
1) Aceite a doença e suas dificuldades. 2) Seja realista em relação ao que você espera da pessoa que tem esquizofrenia e de você próprio. 3) Tenha senso de humor. 4) Procure fazer o melhor para ajudar seu parente a se sentir bem e aproveitar a vida, preste a mesma atenção às suas necessidades e mantenha a esperança.
O ideal seria uma pessoa de extrema confiança desta pessoa doente a oriente a procurar ajuda profissional e até deve ir junto na consulta. Caso a resistência permanece igual ou até pior em biscar ajuda e os sintomas de esquizofrenia piorem deve-se cogitar uma internação hospitalar.
Como convencer uma pessoa de que a internação é o melhor caminho?
Um dos primeiros conselhos de psicólogos e profissionais de saúde mental sobre como convencer um dependente é abordar o dependente químico com carinho e paciência. O melhor momento para se falar com uma pessoa que está abusando do uso de drogas ou de álcool é quando ela não está sob o efeito dessas substâncias.
A melhor forma de auxiliar a pessoa na busca pelo tratamento é se mostrar disposto a ajudar, buscar conhecer profissionais e serviços de saúde que ofereçam tratamento específico para o caso e apresentar alternativas sempre que a pessoa se mostrar aberta a conversar sobre o assunto.
Remédios para Parar de Beber
O fundamental é fazer uma aproximação afetuosa e amiga, com respeito pela pessoa, sem acusá-la ou culpá-la por seu comportamento relacionado ao uso do álcool. Uma abordagem acusatória leva a pessoa a reforçar suas defesas e negar que esteja enfrentando problemas.
É considerado alcoólatra a pessoa que tem o comportamento modificado pelo uso do álcool e precisa de doses mais frequentes para manter o efeito. É bom ficar atento, pois na maioria das vezes quem é dependente nega esta dependência.
Diagnóstico do alcoolismo desejo incontrolável (compulsão) por bebidas alcoólicas; falta de controle quanto ao consumo (para começar, parar ou regular a ingestão de álcool);
Considera-se que o consumo aceitável de bebidas alcoólicas é aquele que não é diário e não ultrapassa a quantidade de 20 gramas de álcool em um único dia para mulheres e pessoas idosas ou 30 gramas de álcool por dia para os homens.
Adolescentes
Procure sempre relembrar as brigas e ainda os momentos conturbados que foram causados justamente devido ao uso e abuso do álcool. Faça com que o mesmo compreenda que está triste, e abalada e então deixe claro que todos os conflitos são causados pelo alcoolismo.