Como extrair a pectina do maracujá: - lave bem os maracujás, usando bucha e detergente neutro; - coloque-os de molho em uma solução de cloro, a 50 ppm, durante dez minutos; - descasque os maracujás superficialmente.
A pectina é pó e extraída das frutas e uma dica muito importante é que ela deve ser misturada ao açúcar , adoçantes ou ao suco de limão para não formar grumos ao fazer a sua receita. Em geral, a quantidade recomendada á na proporção de cinco partes de açúcar /adoçante para uma parte de pectina em pó.
Caso seja necessário usar pectina comercial, deve-se misturá-la com açúcar antes de adicioná-la à geleia. Para cada parte de pectina, calcule cinco partes de açúcar (se usar 10g de pectina, misture-a em 50g de açúcar). 11. Açúcar é um ingrediente primordial em geleias – preserva e dá corpo.
Industrialmente a pectina é extraída através da solubilização das cadeias em meios fracamente ácidos, sob determinadas condições de tempo e temperatura, que influenciam posteriormente nas características e no rendimento do produto final.
Coloque a água e as frutas, com sementes, casca e cabinhos, em uma panela e leve para ferver por 30'. Coe do mesmo modo que a pectina de laranja, mas não esprema o pano, apenas deixe o líquido escoar naturalmente pelo filtro.
A casca de laranja também contém boas quantidades de provitamina A, folato, riboflavina, tiamina, vitamina B6 e cálcio. Além de ser rica em compostos vegetais chamados polifenóis, que podem ajudar a prevenir e administrar doenças crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e Alzheimer (confira aqui estudo a respeito: 7).
A casca é constituída por uma fina camada externa chamada flavedo e uma espessa e fibrosa camada interna, chamada albedo. Substâncias da cor laranja chamadas carotenóides, contidas no flavedo, dão ao fruto a sua cor característica. ... A parte comestível do fruto é conhecida como endocarpo.
Quem joga fora o bagaço perde umas das grandes propriedades da laranja. É nele que está concentrada a maior parte de fibras da fruta. “Nós nunca devíamos chupar, nós devíamos comer a laranja, porque a parte branca consiste de pectina e a pectina exerce diversas funções no organismo.
Partes usadas: Folha, flor, casca do fruto. Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.): Vitamina C, flavonoides, ácidos e óleos voláteis, cumarinas (bergapteno).