Se em uma expressão numérica aparecer as quatro operações, devemos resolver a multiplicação ou a divisão primeiramente, na ordem em que elas aparecerem e somente depois a adição e a subtração, também na ordem em que aparecerem.
Expressões numéricas são conjuntos de números que sofrem operações matemáticas com uma ordem de operações preestabelecida. Para que você aprenda a resolvê-las, primeiramente, destacaremos a prioridade que as operações matemáticas possuem.
Resolver expressões numéricas exige um cuidado, pois há uma prioridade na ordem das operações, começando pelos símbolos, resolvendo: primeiro, as operações que estão dentro do parêntese; depois, as operações que estão entre colchetes; por fim, as operações que estão entre chaves.
Deve -se resolver primeiro a multiplicação ou divisão. Deve-se manter a ordem dos elementos, por exemplo, se vier multiplicação primeiro e depois divisão, você deve resolver primeiro a multiplicação, e vice-versa. E depois de resolver todas as divisões e multiplicações, você resolve as adições e subtrações.
Assim como acontece com as operações, esses sinais de associação possuem uma ordem que deve ser respeitada. Primeiro, resolvemos os parênteses, quando acabarem os cálculos dentro dos parênteses, resolvemos os colchetes; e quando não houver mais o que calcular dentro dos colchetes, resolvemos as chaves.
Verificado por especialistas. Simples, basta somar, você pode somar os positivos com positivos, e negativos com negativos, e depois fazer a soma/subtração, irá permanecer o sinal do maior número.
Os parênteses agrupam determinados números para indicar quais são as operações que devem primeiramente realizadas, por esta razão, são chamados de símbolos de agrupamento.
Operações com números inteiros
Resposta. Quando os sinais dos números são iguais, devemos adicionar mantendo o sinal dos números. Quando os sinais são diferentes, devemos subtrair os números mantendo o sinal do número de maior módulo.
Assim, usamos adição quando desejamos somar, agregar, juntar valores. A subtração é uma operação matemática que também pode ser usada em números inteiros e usamos quando, por exemplo, temos um saldo em conta e gastamos ou retiramos uma parte desse valor e gostaríamos de saber o saldo final.
A Adição e Subtração de Frações é feita somando-se ou subtraindo-se os numeradores, conforme a operação. Quanto aos denominadores, desde que sejam iguais, mantêm a mesma base. Lembre-se que nas frações, o termo superior é o numerador e o termo inferior é o denominador.
Adição e subtração de frações
Para indicar uma adição, utilizamos o símbolo (+).
Consiste em subtrair dois ou mais números tendo um outro número como resultado. O sinal indicativo da subtração é o “sinal de menos” (–). Os números antes do sinal de igual são chamados de minuendo e subtraendo. O valor após o sinal de igualdade é chamado de diferença ou resto.
Subtração é uma das quatro operações matemáticas básicas na qual, para cada dois valores, um é subtraído do outro, ou seja, uma quantidade é retirada de outra, e o valor restante é o resultado dessa operação. Em uma subtração a – b = c, a é chamado minuendo, b é chamado subtraendo e c é chamado resto ou diferença.
A subtração é uma operação matemática representada pelo sinal de menos (-).
Antigamente, como forma de dizer se um "barril" estava cheio ou vazio, marcavam esses barris pelos sinais de adição e subtração. Quando estava cheio ele era marcado com o sinal de adição " + " e quando estava vazio era marcado com o sinal de subtração " - ".
No conjunto dos números naturais, a diferença só existe quando o primeiro número (minuendo) for maior ou igual ao segundo número (subtraendo). Fechamento: A subtração não possui a propriedade de fechamento, pois, por exemplo, o número 3 – 5 = -2 não pertence ao conjunto dos naturais.