O arcadismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII mais precisamente entre 1756 e 1825, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo. O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.
Influenciado pelo avanço industrial europeu e pelo Iluminismo, o Arcadismo, que aconteceu no século XVIII, valorizou o pensamento racional, além da simplicidade estética. ... Inspirados por valores greco-latinos, os escritores árcades exaltavam a harmonia e o culto à beleza clássica.
O nome “arcadismo”, que também é conhecido como Setecentismo ou Neoclassicismo, é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga e foi um movimento literário que surgiu na Europa com a proposta de eliminar os rebuscamentos e os ornamentos exagerados da estética barroca.
O objetivo da criação desta Academia era, fundamentalmente, combater o "mau gosto" que imperava no século XVII relativamente à obra literária poética e implantar um novo gosto estético.
Conhecemos o tão dito termo “Fugere Urbem”, que é uma expressão em latim que significa “fugir da cidade”. Originalmente usada pelo escritor latino Horácio, foi adotada como lema pela literatura árcade para simbolizar o poeta literário que se desloca da vida agitada e corrida da cidade e vai para a calma zona rural.
Inutilia Truncat: Cortar o inútil e buscar o equilíbrio, ou seja, denota a simplicidade da linguagem árcade em contraposição à linguagem rebuscada e culta do barroco.
O Arcadismo e suas expressões latinas A arte retornou os preceitos do poeta Horácio (65 a.C- 8 a.C) As expressões latinas que mais se destacaram foram: ... Desse modo, cortar o inútil seria providencial a renovação das artes; Fugere urbem: Fugir da cidade para encontrar o local agradável; Locus amoenus: lugar ameno.
"Carpe diem" é uma expressão latina que significa colhe o dia, aproveita o momento.