A reprodução sexuada ocorre em três etapas: plasmogamia, cariogamia e meiose. Plasmogamia: nessa etapa, ocorre a fusão do citoplasma de dois micélios. Como em muitas espécies os núcleos não se fundem imediatamente, os dois núcleos haploides permanecem aos pares na célula. Esse micélio é denominado de dicariótico.
Micorrizas são associações entre fungos e raízes de determinadas plantas. As hifas do fungo associam-se às raízes das plantas e vão auxiliar na absorção de água e sais minerais do solo (principalmente fósforo e nitrogênio), já que aumentam a superfície de absorção ou rizosfera.
A adição de micorrizas ao solo de mudas em bolsas de poliéster para árvores de café e sombra pode melhorar a nutrição da raiz, porque os fungos micorrízicos alimentam as substâncias que as raízes exalam e produzem nutrientes que ajudam a planta a crescer.
As micorrizas não aumentam o teor total de nutrientes no solo, mas permitem que a planta explore melhor as suas reservas. Nos solos de baixa fertilidade, a pouca disponibilidade de fósforo para as plantas implica na sua adição através de fertilizantes fosfatados.
Os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) são microrganismos chave que compõe grande parte da biomassa microbiana dos solos cultivados. Cerca de 80% das plantas se associam simbioticamente com estes fungos que são notadamente importantes agentes de melhora da qualidade do solo e do desempenho de culturas.