A lenda garante que para capturar o Saci-pererê, a pessoa deve arremessar uma peneira dentro dos redemoinhos de vento. ... Acredita-se que o Saci nasceu do broto de bambu, permanecendo ali até os sete anos e, após esse período, vive mais setenta e sete praticando suas travessuras entre os humanos e os animais.
O Saci – Pererê é um menino sapeca que vive nas matas do Brasil. Ele tem a pele mais negra do que o carvão em noite escura e usa na cabeça uma carapuça vermelha. Elas correm e gritam apavoradas enquanto o Saci dá gostosas gargalhadas ! ...
Resposta. Resposta: Prega peças com as pessoas, assim dando medo a elas e fazendo suas travessuras.
Dizem que o saci-pererê se diverte dando nó nas crinas e rabos dos cavalos, assustando as galinhas, fazendo o leite azedar e provocando todo tipo de bagunça dentro das casas. Personagem muito conhecido do folclore, ele é um menino negro, com uma perna só, que usa um gorrinho vermelho e um cachimbo.
O Tutu é um monstro que faz parte do folclore brasileiro e é muito mencionado em canções de ninar cantadas para fazer crianças dormirem.
Habitante das florestas, reina sobre todos os animais e ele destrói os caçadores que não cumprem o acordo de caça feito com ele. Seu corpo é todo coberto por pelos. Ele vive montado numa espécie de peccarideo (queixada ou cateto) e ele carrega uma vara. Primo do Curupira, protege os animais da floresta.
A Caipora pode ser confundida com o Curupira porque missão deles é a mesma: proteção da biodiversidade. No entanto, ela seria uma índia de cabelos vermelhos e orelhas pontiagudas. Gosta de fumar, beber e afugentar caçadores que tentam matar os animais.
No nosso folclore, a figura protetora dos ambientes florestais é o Curupira, chamado também de Pai do Mato, Caipora, Caiçara, Anhangá e outros.
Um dos entes mais fantásticos e populares do Brasil, presente nas narrativas indígenas e no folclore nacional, protetor incansável da nossa flora e fauna.
Curupira. O curupira é outro exemplo de personagem que gosta de enganar as pessoas. Igual ao saci, ele adora fazer traquinagens e, por ser protetor da fauna e da flora, atrai os destruidores da natureza para outros caminhos através das suas pisadas ao contrário.
dia 10 de Agosto