A presença de sangue na saliva ou no catarro pode acontecer devido à infecção ou inflamação das vias aéreas, podendo ser indicativa de bronquite ou bronquiectasia, por exemplo, sendo normalmente acompanhados de outros sintomas como dificuldade para respirar, dor no peito e cansaço.
Geralmente, o catarro com sangue em pouca quantidade, não é nada. Às vezes um tempo seco provoca o ressecamento das vias aéreas levando ao rompimento dos vasinhos das narinas. Assim quando assoamos o nariz, o catarro vem com ¡lamento de sangue.
Catarro com sangue: o que pode ser e o que fazer
Catarro com sangue ou vermelho Quando surge sangue no catarro em pouca quantidade geralmente é sinal de bronquite, no entanto, quando existe muito sangue no catarro pode indicar problemas mais sérios como tuberculose, pneumonia ou câncer do pulmão. Entenda quando pode ser bronquite.
Cutucar o nariz: segundo Scott Napper, professor de bioquímica da Universidade de Saskatchewan, comer o muco do nariz pode estimular o sistema imunológico por meio de pequenas e inofensivas quantidades de germes no corpo. Para ele, o excesso de higiene tem levado ao aumento de alergias e doenças autoimunes.
A ingestão de meleca de nariz, em pequenas quantidades, pode estimular a produção de anticorpos. Isso ocorre pois, ao ingerirmos o muco, informamos nosso sistema imunológico sobre os micro-organismos que estamos expostos, assim fazendo nosso corpo reconhecer o “inimigo”.
Apesar de parecer algo nojento, a recomendação da médica inclui ainda a possibilidade de "tirar meleca e comer". Na verdade, o que a especialista quer é que as pessoas deixem o sistema imunológico trabalhar e, para isso, é preciso ter contato com sujeira e possíveis agentes infecciosos menos agressivos.
Catarro transparente é o mais comum Em um organismo saudável, o catarro não tem cor, mas as cores vermelha e rosa e a presença de sangue podem indicar problemas graves, como pneumonia e câncer de pulmão. Já o catarro branco é sinal de resfriado, asma ou alergia.
Algumas opções de remédios caseiros para curar a tosse com catarro transparente incluem:
Infecções e alergias são as duas causas principais da presença constante de muco na garganta. Rinite e sinusite crônica podem estar relacionados com o muco persistente. É preciso procurar o médico para diagnosticar a real causa do problema.
Quando as vias aéreas são agredidas – por exemplo, pelo vírus da gripe –, esse muco se modifica pra tentar expulsar o agente invasor. Juntando água, sais, gorduras, restos celulares e algumas substâncias inflamatórias, temos enfim o catarro.
Pigarro: 5 formas de tirar catarro preso na garganta
O interior das narinas é revestido pela mucosa nasal, cuja principal função é produzir uma secreção transparente para barrar a entrada de corpos estranhos, como bactérias e poeira, no corpo. A maior parte dessas impurezas é retida pelo muco, que vai ficando mais espesso.
"Se for o nosso que é engolido não faz mal para a saúde. Muitas vezes fazemos isso sem perceber e, na maioria das vezes, o catarro e o que tem nele é destruído no estômago, ou no intestino.
Principais sintomas
Sintomas de Pneumonia Febre alta (Acima de 37,5° C) Tosse seca ou com catarro de cor amarelada ou esverdeada. Falta de ar e dificuldade de respirar. Dor no peito ou tórax.
Já em menores acima de 1 ano, adultos e idosos, o recomendado é a manobra de Heimlich, uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho. Uma dica é: se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar.