As cultivares de crescimento determinado têm crescimento limitado e são as utilizadas para o plantio sem estaquia, se desenvolvem rasteiramente no solo e são conhecidas popularmente como tomate rasteiro (que é o tomate plantado para o processamento industrial).
120 dias
Materiais superprecoces completam o seu ciclo entre aproximadamente 105 e 125 dias, materiais precoces entre 115 e 130 dias e materiais normais entre 125 e 140 dias. Essa variação depende da genética de cada híbrido, condições climáticas e manejo.
Na primeira localidade, o ciclo se completaria em aproximadamente 130 dias, na segunda, 115 dias, e quanto mais ao norte fosse semeada, menor seria o ciclo. Os cultivares de soja são adaptados a uma região geográfica norte-sul estreita devido a sensibilidade ao fotoperíodo. Figura 2.
A semente de soja inicia a germi- nação por meio da absorção de água em quantidades equivalentes a 50% de seu pe- so.
A média de soja foi fechada em 143 sacas em cada alqueire colhido, enquanto o milho atingiu os 334 sacos de média.
O plantio da soja, principal grão cultivado no país, é realizado basicamente entre outubro e dezembro. Já o período de colheita começou, na maioria dos estados, no início deste ano. Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Paraná, a colheita teve início em janeiro e segue até meados de abril.
Além do alto valor proteico, o grão oferece muitos benefícios à saúde de uma forma geral, como redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, manutenção da saúde óssea e também melhora do trânsito intestinal, graças à presença de fibras no alimento.
Segundo a nutricionista Ana Carolina Bragança, este alimento não tem contraindicação é muito recomendado pelo baixo teor de gordura. - A soja é de origem vegetal, portanto não tem colesterol. É bom para quem quer emagrecer - diz a nutricionista.
De acordo com alguns estudos, é necessário a ingestão de, no mínimo, 25 gramas do produto ao dia. Além disso o ideal é consumir 3 vezes por semana, pois o excesso pode ter efeitos negativos. A soja pode ser encontrada em diversos alimentos, como tofu, leite, farinha e proteína de soja.
Como a maioria dos outros grãos, a soja contém fibras insolúveis, que podem causar flatulência e diarreia em indivíduos sensíveis (confira aqui estudos a respeito: 54, 55). Embora não sejam prejudiciais à saúde, esses efeitos colaterais podem ser desagradáveis.
Soja
Além de suas propriedades antioxidantes, de reduzir o risco de doenças cardíacas e de prevenir o câncer, a soja tem a capacidade de reduzir o colesterol, segundo um estudo publicado hoje.
Hidratação da soja A cada 1 xícara de chá de proteína vegetal seca, use 2 xícaras de chá para a hidratação. Numa tigela, cubra a proteína vegetal com água quente e acrescente suco de pelo menos meio limão, deixe agir por 30 minutos. Caso acrescente soja é imprescindível somar sumo de limão.
Calorias: 95. Gordura: 1 grama. Carboidratos: 2 gramas. Fibra: 1,6 gramas.
22 calorias
Modo de Preparo
Em uma panela, despeje a água e deixe ferver, depois adicionar o vinagre e a proteína de soja e deixe cozinhar por 5 minutos. Despeje em um escorredor ou peneire e lave em água corrente e deixe escorrer por 3 minutos, esse passo é o que tira o gosto amargo da soja.
Além de neutralizar os fitatos, deixar os grãos de molho também deixa a digestão mais leve, já que ajuda a “quebrar” parcialmente outras proteínas de difícil digestão, como o glúten, por exemplo.
Se você é vegetariano, ou vegan, e consome a soja como fonte de proteína, fique atento. ... Jamais consuma a carne de soja, pois esta contém grande quantidade de soda cáustica, pois é feita com o bagaço que sobra da extração do óleo.
A principal diferença entre veganos e vegetarianos é que os veganos não consomem nada que tenha origem animal, seja em sua alimentação ou outros produtos, como artigos para higiene, limpeza, vestuário ou remédios. Já o vegetariano não come carne, peixe e aves, mas consome outros produtos de origem animal.