O povoado da Cidade do México tem os cemitérios como destaque durante as comemorações do Dia dos Mortos. Desde 30 de outubro, os locais ficam repletos de flores, alimentos e bebidas sobre as tumbas. A música não pode faltar e, durante a noite, as velas transformam os espaços.
A tradição é comemorada no dia 2 de novembro, mais conhecido como “El dia de los Muertos”, onde as pessoas festejam levando aos túmulos tudo que o falecido mais gostava, reunindo amigos para comer e beber. Além da comemoração, as famílias sempre decoram os túmulos com coroas de flores.
A data em que o Dia dos Mortos é comemorado origina-se da cultura asteca, que a celebrava no 9º mês do calendário solar. O culto era sempre presidido pela Dama da Morte, da qual foi tirada a imagem de La Catrina, esposa de Mictlantecuhtli, o rei dos mortos.
Ao contrário do Dia dos Finados, que é celebrado no Brasil em 2 de novembro, o Dia dos Mortos é uma divertida e animada festa, pois as pessoas vão visitar os túmulos dos que já partiram, acendem velas, oferecem flores, preparam altares e festejam com música e comida.
No México, familiares e amigos se reúnem para relembrar de forma positiva e animada seus entes queridos que já foram. Para as festas, são feitos altares com fotos, objetos pessoais, comidas, velas e decorações coloridas em homenagem aos falecidos.
Descubra o que são os símbolos que compõem o altar do Día de Los Muertos
Para preparar o altar dos mortos, utiliza-se uma série de elementos: cada degrau é coberto por um tecido preto e branco, coloca-se a imagem de algum santo que tenha devoção, além de sal, pão, água e uma variedade de alimentos que eram de agrado do falecido, assim como as fotografias do falecido, algumas velas, um ...
O altar de muertos (altar dos mortos) pode ter de 2 a 7 níveis. Um altar construído de forma tradicional tem 7 níveis, e cada um apresenta elementos específicos: 1º nível (térreo): cruz feita de flores, sementes ou frutas. 2º nível: fotografia(s) da(s) pessoa(s) falecida(s) a quem o altar é dedicado.
A tradição do Día de Muertos: o altar e mais 14 coisas que não podem faltar
Tequila, tacos, guacamole: além das famosas comidas típicas, a cultura mexicana é conhecida por suas festas e celebrações.
Como no Brasil, o México também homenageia seus mortos no dia 2 de novembro, mas cada lugar tem suas próprias características. Baseando-se no texto, a origem dessa celebração no México deve-se. a) à mistura entre a tradição cristã e as religiões que existiam antes no país.
Outra grande distinção é que o Halloween é apenas uma noite, enquanto o Día de Los Muertos é na verdade um evento de três dias que está começando em 31 de outubro. Halloween é a abreviatura de All Hallows Eve, a noite antes do Dia de Todos os Santos, uma celebração católica em homenagem aos santos e mártires.
Na Espanha, as escolas enfeitam o pátio com abóboras e as crianças se fantasiam de “muertos vivientes”, que são os mortos-vivos, além de bruxas e fantasmas. A Espanha é um dos países que ainda mantém a antiga tradição do culto e respeito aos mortos, assim como no Brasil.
A festa do Halloween faz referência ao Dia de Todos os Santos e, simultaneamente, ao dia de finados. Geralmente o Halloween é mais difundido em países de língua anglo-saxônica; os países de língua hispânica não celebram essa festa e sim o Dia dos Mortos.
Origem do Halloween O dia das bruxas teve origem com o povo celta, que celebrava o festival de Samhain, uma homenagem ao rei dos mortos. Nessa ocasião, cuja festa durava 3 dias (com início no dia 31 de outubro), se agradecia a abundância das colheitas do ano.
O Dia da Reforma Protestante é comemorado em 31 de Outubro. A data é celebrada pelos Luteranos, membros das igrejas cristãs que se originaram a partir da Reforma Protestante, iniciado por Martinho Lutero.
Halloween é uma festa muito tradicional dos Estados Unidos realizada no dia 31 de outubro. Lá, essa data é comemorada com festas às quais as pessoas vão fantasiadas de monstros, personagens macabros ou apenas inusitados.
O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain. ... Tanto que no século 8, o Papa Gregório III (ou IV, não se sabe ao certo quem foi) mudou a data do Dia de Todos os Santos (dia 13 de maio, em que era comemorado o festival romano dos mortos) para o dia 1º de novembro, a data do Samhain.
A festa se dá no dia 31 de Outubro, véspera do Dia de Todos os Santos, no dia 1º de Dezembro. Aliás, o próprio nome Halloween se origina do termo “All Hallow's Eve”, que quer dizer “véspera de Todos os Santos, em português.
Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro. O termo tem origem na expressão em inglês “All Hallow's Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.
Países de origem hispânica não têm o costume de comemorar o Halloween, e sim o Dia dos mortos . Foi a forma que a igreja católica encontra para desviar as atenções desse comemoração de origem pagã ,na Espanha, como na Brasil comemora -se o dia de todos os santos em 1° de novembro e o dia de finados no dia seguinte.
12 coisas que você só pode fazer no Halloween
21 Coisas que Não Podem Faltar na Decoração de Halloween
Veja as imagens desses pratos aterrorizantes:
Aprenda a fazer vários pratos salgados que vão deixar muita gente arrepiada.
Veja fotos com ideias criativas e assustadoras: