A história da economia é o ramo da história que estuda os fenómenos económicos no passado, e também o ramo da economia que estuda os factos do passado à luz da análise económica.
Mas segundo os registros a economia mundial nasceu no ano de 1776 quando o filosofo e economista Adam Smith publicou em sua obra chamada ”Uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações”, parte dos escritos de Smith foram desenvolvidos depois por outros economistas do século XIX, como David Ricardo ...
1.
De toda forma, a economia global encontra-se mais do que consolidada. Quem exerce papel preponderante nesse cenário não são os governos ou os Estados Nacionais, mas sim as empresas privadas, sobretudo as multinacionais, também chamadas de transnacionais ou empresas globais.
A maior economia do mundo, os Estados Unidos, aparecem na frente com US$ 20.
De acordo com o relatório do Fundo Monetário Internacional de 2017, o Brasil é o 65º país do mundo no ranking do PIB per capita (que é o valor final de bens e serviços produzidos num país num dado ano, dividido pela população desse mesmo ano), com um valor de 10 019 dólares estadunidenses por habitante.
As projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) são de que o produto interno bruto (PIB) mundial terá uma queda de 3,0% em 2020 – a maior retração desde a grande depressão dos anos 1930 –, mas que deve se recuperar e crescer 5,8% em 2021.
As projeções da Dimac/Ipea para 2020 indicam aceleração do crescimento do PIB, para 2,3%. ... A inflação prevista para 2019 é 3,7% e a de 2020, 3,8%. O choque do preço das carnes tende a se dissipar, e a inflação de alimentos cairia de 4,2% em 2019 para 3,1% em 2020.
Entre as causas apontadas para a crise econômica estão a já mencionada crise política e o fim do ciclo de alta dos preços das commodities no mercado externo, que afetou as exportações brasileiras e diminuiu a entrada de capital estrangeiro no país.
A previsão do crescimento econômico para 2021 do Ministério da Economia é por volta dos 3%. ... Outra grande expectativa para economia, em relação aos fatores externos, é o fim da pandemia com a vacinação. Internacionalmente, as taxas de juros estão baixas e não haverá mudança por hora.