Índices de desemprego 5% no primeiro trimestre de 2019. Esse índice representa 0.
Quais são os desafios do mercado de trabalho atualmente? Cesar Lessa enumera alguns dos principais desafios do mercado de trabalho, entre eles a mudança na escala temporal e o aumento de novos tipos de contratos.
Em um ano, total de desempregados cresceu 20%. E o de desalentados aumentou 25%, chegando a 6 milhões. O país iniciou 2021 atingindo número recorde de desempregados.
13,9 milhões de brasileiros estão desempregados, aponta IBGE.
Em janeiro de 2020, antes da pandemia de covid-19, quando o mercado de trabalho ainda não havia sido fortemente impactado pela crise sanitária, estava em 11,2%. Em um ano, 8,1 milhões de pessoas perderam o emprego, uma queda de 8,6% na população ocupada do país.
O desemprego, de forma simplificada, se refere às pessoas com idade para trabalhar (acima de 14 anos) que não estão trabalhando, mas estão disponíveis e tentam encontrar trabalho. Assim, para alguém ser considerado desempregado, não basta não possuir um emprego.
A população desocupada era de 10,1 milhões em maio, passou para 12,9 milhões em agosto e para 13,5 milhões em setembro. Foi o recorde da série, aumentando 4,3% no mês e 33,1% desde o início da pesquisa. A taxa de desocupação subiu de 13,6% em agosto para 14% em setembro, a maior da série histórica.
Mais de metade da população brasileira está desempregada, diz IBGE. Pela primeira vez, a parcela da população brasileira desempregada (50,5%) é maior do que a parcela empregada (49,5%).
O que fazer durante o desemprego