monta uma expressão algébrica separando os termos por parenteses, chaves e colchetes onde no momento da resolução devem ser resolvidos primeiro as multiplicações e divisões e depois as adições e subtrações obedecendo tmb a regra de resolver primeiro quem está no parenteses, depois as chaves e por ultimo que está nos ...
Para resolver as expressões numéricas utilizamos alguns procedimentos: Se em uma expressão numérica aparecer as quatro operações, devemos resolver a multiplicação ou a divisão primeiramente, na ordem em que elas aparecerem e somente depois a adição e a subtração, também na ordem em que aparecerem.
1º passo: resolvemos as potências. 2º passo: resolvemos a multiplicação. 3º passo: como soma e subtração são de mesma prioridade, resolvemos a soma primeiro, pois aparece antes da subtração. 4º passo: resolvemos a última operação, que é a subtração.
As expressões numéricas devem ser resolvidas seguindo a seguinte ordem: resolver as operações no interior de parênteses, depois no interior de colchetes....Já a ordem de resolução das operações em si é a seguinte:
Simples, basta somar, você pode somar os positivos com positivos, e negativos com negativos, e depois fazer a soma/subtração, irá permanecer o sinal do maior número.
Com o primeiro método, devemos multiplicar o dividendo e o divisor pelo mesmo número até que a vírgula desapareça. Para que a vírgula desapareça do denominador, devemos multiplicá-lo por 1000, logo, faremos o mesmo com o divisor.
Para realizar a divisão, vamos escrever o número 30 na forma 30,0. Agora que o dividendo e o divisor têm um número após a vírgula, podemos desconsiderar as vírgulas e realizar a divisão entre 300 e 25, obtendo como resultado o quociente 12, como podemos ver na figura a seguir.
Assim como na adição, a subtração de números decimais deve ser feita alinhando-se as vírgulas. Portanto, 3,57 – 1,45 = 2,12. Portanto, 15,879 – 12,564 = 3,315.
Também é possível transformar um número decimal em uma fração decimal. Para isto, toma-se como numerador o número decimal sem a vírgula e como denominador a unidade (1) seguida de tantos zeros quantas forem as casas decimais do número dado. Como exemplo, temos: 0,5=5/10.
Para escrever um número decimal na forma fracionária, temos que contar quantas casas após a vírgula cada número tem.
Se dividirmos o numerador de cada fração acima pelo denominador correspondente, chegaremos ao valor decimal correspondente a ele.
Para transformar um número decimal em porcentagem basta mover a vírgula, DUAS casas, contando da esquerda para a direita. Isso é o equivalente a MULTIPLICAR pelo número 100.
A porcentagem representa um valor dividido por 100. Dessa forma, falar 25% de um valor é o mesmo que dizer 25 de 100, ou seja, 25 dividido por 100. E, para descobrir o número exato de ausentes no evento, é só multiplicar o todo pela porcentagem. Dessa forma: 160 x 25% = 160 (25/100) = 160 x 0,25 = 40.
Para calcular porcentagem de desconto basta você pegar o valor sem desconto (V) do produto e multiplicar pela porcentagem (%). Para obter o valor final com desconto (Vf), pegue o valor sem desconto (V) e subtraia pelo resultado da conta anterior, que é o valor descontado (Vd).
Encontrar a porcentagem de alteração entre dois números
No menu superior, acesse a aba “Página inicial”, expanda o item “Geral” e selecione a opção “Porcentagem”. Assim, você não precisará multiplicar o resultado por 100, nem ter que inserir manualmente o símbolo de porcentagem (%).