Se você chegou em casa, tentou ligar o aparelho de 220v em uma rede de 110v, ele provavelmente não vai dar o mínimo sinal de vida. Mas o contrário, ligar um ar-condicionado de 110v em uma rede de 220v, vai fazer com que ele receba mais energia do que pode suportar e com certeza vai queimar.
Em questões técnicas, não há problema, pois o elemento ativo do chuveiro é um resistor projetado para 220V. Ligá-lo em 127V, não o fará queimar, muito pelo contrário, ele trabalhará com uma folga considerável (menor corrente). Porém, a potência será reduzida em 3 vezes.
Para uma rede de 220v você precisa de condutores de 1,5mm, seguindo as normas da ABNT. Porém, se a distância entre o quadro de luz e a tomada for muito grande, invista em condutores de 2,5mm, por causa das quedas de tensão.
Os fios para ligar o ar-condicionado devem estar de acordo com a sua potência. Quanto maior a potência, maior deve ser a espessura do fio (bitola). Isso acontece porque quanto maior a potência mais energia circula pelo fio e mais ele aquece. Então, quanto mais grosso for um fio mais energia ele suporta.
2,5 mm²