O TQS é um software que integra todas etapas de um projeto, desde a concepção estrutural até a emissão de plantas. ... Há sistemas específicos para concepção estrutural e modelagem (TQS Fôrmas), análise estrutural (Grelha-TQS e Pórtico-TQS) e dimensionamento, detalhamento e desenho (TQS Pilar, TQS Vigas, TQS Lajes etc.).
TQS Passo-a-Passo
Para converter os arquivos DWG-ACAD em DWG-TQS, basta clicar no botão "Converter DWGs ACAD em DWGs TQS". Durante a conversão, automaticamente, para cada arquivo DWG-ACAD presente na lista será criado um correspondente DWG-TQS na mesma pasta, cujo nome padrão é "TQS_nomedoarquivoacad.
Critérios de geração de plantas
O TQS é um software utilizado para desenvolver todo o ciclo de projetos baseados em concreto armado e protendido. Com ele, o engenheiro realiza todas as etapas, da concepção da obra até a exportação das plantas, com processos automatizados e digitais.
Para salvar o desenho, você pode utilizar o comando "Arquivo" – "Salvar". Se o desenho já existia, ele será simplesmente copiado da memória para o disco. Se for um desenho novo, seu nome aparece na tela como "sem_nome", e o Editor lhe pedirá para fornecer um. Existe ainda a opção de auto-salvamento de desenhos.
Corte com profundidade de todo o edifício
Plotagem em Plotter
A Planta de Formas deve conter todos elementos gráficos e textuais necessários para identificação e posicionamento da estrutura no terreno.
A planta de forma é aquela que representa a estrutura responsável por sustentar o respectivo pavimento. ... Perceba que na planta de forma as vigas e lajes são numeradas. Além disso, suas dimensões devem ser apresentadas na prancha de forma, para a correta montagem das formas na obra.
Os pilares devem ser posicionados preferivelmente sem descontinuidade, da fundação até a cobertura, evitando-se sempre que possível a utilização de vigas de transição.
Os pilares são representados no desenho de forma em corte, ou seja, representa-se a seção transversal do pilar com as respectivas dimensões para o pavimento em questão. Em geral, especialmente em edifícios de poucos pavimentos, costuma-se manter a mesma seção dos pilares até a cobertura.
Na planta de formas estruturais, as vigas são observadas de baixo para cima e são representadas no desenho por meio de duas linhas espaçadas de sua largura ao longo do comprimento da mesma. Tais linhas representam as arestas visíveis e as arestas invisíveis, (com o observador olhando de baixo para cima).
É interessante que os pilares sejam posicionados de modo a não ficar com menos de 2m de distância um do outro; É interessante que os pilares sejam posicionados de modo que não fiquem com mais de 7,15m de distância um do outro (entenda o porque baixando nosso ebook gratuito).
5.
Como determinar se uma parede é estrutural