O SFN possui como principal função realizar a ligação entre agentes deficitários da economia, que precisam de recursos emprestados, e os agentes superavitários, que dispõe de recursos para emprestar. O sistema financeiro é dividido entre dois principais tipos de instituições: as normativas e as operadoras.
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é formado por um conjunto de entidades e instituições que promovem a intermediação financeira, isto é, o encontro entre credores e tomadores de recursos.
Órgãos reguladores do Mercado financeiro nacional – Confira os mais importantes
Conheça a seguir quais são os órgãos reguladores de investimento e qual o papel dessas instituições no mercado financeiro.
conselho monetário nacional
O mercado monetário envolve a compra e venda de ativos de curto prazo com o objetivo primordial de prover liquidez ao sistema financeiro nacional. Os principais agentes são o Banco Central e as instituições financeiras, que negociam papéis de prazo inferior a um ano, como títulos do Tesouro Nacional.
Derivativos são contratos que derivam a maior parte de seu valor de um ativo subjacente, taxa de referência ou índice. O ativo subjacente pode ser físico (café, ouro, etc.) ou financeiro (ações, taxas de juros, etc.), negociado no mercado à vista ou não (é possível construir um derivativo sobre outro derivativo).
Veja quais são os produtos financeiros ativos e passivos....5 principais tipos de produtos financeiros
Nesse meio, existem diversos produtos financeiros, sendo eles:
A quem se destina Desde a venda de imóveis, à frotas de veículos leves e pesados, máquinas pesadas, máquinas agrícolas, ativos industriais, MRO e até mesmo produtos como matérias primas, sucatas, mobiliários e equipamentos de informática.
Para ser caracterizado como ativo circulante, é necessário seguir os seguintes critérios: a conversão em meio monetário deve ser realizada até 12 meses após a data do balanço ou ao longo do ciclo operacional da empresa; tenha como propósito ser negociado; e que seja caixa ou equivalente de caixa.