A principal forma de produção do oxigênio é a fotossíntese realizada por todas as plantas clorofiladas, algas e algumas bactérias. ... O principal meio de consumo do oxigênio no ciclo do carbono é por meio da respiração dos seres vivos.
Para melhor diferenciação entre gases medicinais e industriais, o INMETRO estabelece cores de cilindros específicas para cada gás e destinação. Dessa forma, o oxigênio medicinal deve ser acondicionado em cilindros verdes, enquanto o oxigênio industrial deve ser comercializado em cilindros pretos, por exemplo.
ou 12x de R$501,91.
Regiões onde a Química 10 atende recarga oxigênio medicinal:
OXIGÊNIO GASOSO: (01 M3 = 1.
Consumo Máximo de Oxigênio (VO2máx.): É a taxa máxima que o organismo de um indivíduo tem de captar e utilizar o oxigênio do ar que está inspirando para gerar trabalho. VO2 refere-se ao consumo de oxigênio pelo organismo numa determinada intensidade de exercício.
O VO2 máximo também chamado de consumo máximo de oxigênio representa a capacidade aeróbica máxima de um indivíduo. Na tradução, o VO2 seria a maior capacidade de oxigênio que uma pessoa consegue utilizar do ar inspirado enquanto faz um exercício físico aeróbico.
O déficit de O2 se aplica ao retardo na captação de O2 no início do exercício. Pode ser quantificado pela diferença entre a captação de O2 e nos primeiros minutos de exercício e um período de tempo igual após o estado estável ser alcançado.
Durante a prática de exercícios ou mesmo em repouso, o consumo de oxigênio depende da taxa do fluxo sangüíneo e da quantidade de oxigênio que pode ser extraída do tecido por litro de sangue. A equação de Fick expressa este fenômeno: VO2 = Q x (CaO2 – CvO2), em que: VO2 = taxa de consumo de oxigênio (em ml min-1).
O consumo extra de oxigênio pós-exercício (EPOC) representa um gasto energético adicional àquele que ocorre durante o exercício, por isso, tem sido medido durante várias horas após a prática de diferentes exercícios.
Durante o exercício físico aeróbio (caminhadas, corridas, nado, ciclismo) o fluxo do sangue aumenta cerca de 5 vezes mais que no repouso. Evidentemente, quanto maior for a intensidade/velocidade e duração dos movimentos corporais contínuos , maior será a metabolização dos substratos energéticos.