EQST

O Que Obsolescncia Programada E Quais As Suas Consequncias?

O que é obsolescência programada e quais as suas consequências?

Obsolescência programada : as consequências devastadoras dos produtos feitos para estragar. ... Isso significa que o processo produtivo é mais barato e que, no futuro, o consumidor vai precisar adquirir novos produtos e pagar por serviços que a empresa oferece como substitutos para os antigos.

O que é obsolescência programada exemplos?

Obsolescência programada (ou planejada) significa reduzir a vida útil de um produto para aumentar o consumo de versões mais recentes. ... Os equipamentos eletrônicos são campeões da prática de obsolescência programada. Por exemplo, os computadores pessoais.

Quem criou a obsolescência programada?

General Motors Alfred Sloan Segundo o Wikipedia, em 1920 o então presidente da General Motors Alfred Sloan criou o conceito da obsolescência programada ao mudar anualmente modelos e acessórios de carros para que o consumidor comprasse novos veículos antes do necessário.

O que é consumismo e obsolescência programada?

Obsolescência Programada, também chamada de obsolescência planejada, é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a ...

Quais produtos fazem parte da obsolescência programada?

Na área tecnológica, a obsolescência programada pode ser vista com maior frequência. Geralmente, durante o período de garantia, smartphones, desktops e notebooks de alguns fabricantes funcionam normalmente. No entanto, após o fim desse prazo, passam a apresentar defeitos como superaquecimento ou esgotamento da bateria.

Quais são os principais tipos de obsolescência?

São elas: a obsolescência programada ou de qualidade, a obsolescência perceptiva ou de desejabilidade e a obsolescência tecnológica ou de função.

Quais as consequências da obsolescência programada?

Além dos prejuízos financeiros pessoais, a obsolescência programada causa impactos ambientais extremamente danosos, que vão desde a quantidade cada vez maior de lixo acumulado e exploração de recursos naturais, até os poluentes encontrados tanto na fabricação quanto nos materiais produzidos.

O que acontece ao meio ambiente com a obsolescência dos produtos?

Além de forçar a população a comprar cada vez mais, a obsolescência programada causa um outro problema: o acúmulo de lixo eletrônico. ... A indústria da tecnologia produz, sozinha, 41 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, de acordo com uma pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Quando a obsolescência programada foi criada?

em 1930 Obsolescência programada é um fenômeno industrial e mercadológico dos países capitalistas que surgiu em 1930.

Quem a obsolescência programada beneficia?

A obsolescência programada não é totalmente exploradora, pois beneficia tanto o consumidor quanto o fabricante. As empresas adaptam a durabilidade de seus produtos de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes. ... O mesmo argumento pode ser aplicado a produtos eletrônicos de consumo.

O que é obsolescência programada quais são seus principais impactos ambientais e sociais?

Além dos prejuízos financeiros pessoais, a obsolescência programada causa impactos ambientais extremamente danosos, que vão desde a quantidade cada vez maior de lixo acumulado e exploração de recursos naturais, até os poluentes encontrados tanto na fabricação quanto nos materiais produzidos.

Qual a relação da obsolescência programada é a economia?

A obsolescência planejada é uma tecnologia a serviço do capital. ... Esse modelo de sociedade baseada na estratégia da obsolescência planejada está sendo determinante no esgotamento dos recursos naturais (que ocorre na etapa da produção) e no excesso de resíduos (que ocorre na etapa do consumo e do descarte).

Quando existe obsolescência programada Os produtos *?

A obsolescência programada ocorre quando um produto vem de fábrica com a predisposição a se tornar obsoleto ou parar de funcionar após um período específico de uso – geralmente um tempo curto.

O que a obsolescência programada pode ter de positivo?

Como vimos, a obsolescência programada é uma prática prejudicial ao consumidor e que acarreta a perda de credibilidade do fabricante do produto. Esse tipo de ação deve ser combatido por meio da valorização de empresas que prezam pela qualidade do produtos e têm comportamento ético.

Quais são os tipos de obsolescência programada?

O que é obsolescência programada?
  • planejada ou programada: as indústrias fabricam produtos com componentes de qualidade inferior para acelerar o desgaste e sua necessidade de reposição ou até com falhas de projeto propositais;
  • perceptiva: provocada quando os novos produtos apresentam um design diferente dos antigos.
Mais itens...•15 de jul. de 2019

O que é obsolescência de produtos?

Podemos afirmar que a obsolescência fica caracterizada quando o fornecedor lança uma nova versão do produto com uma nova funcionalidade, quando cria fatores mercadológicos, psicológicos ou, ainda, quando lança mão de métodos de persuasão para influenciar o consumidor a considerar o produto que já possui menos atrativo ...

Como a obsolescência programada dos aparelhos eletrônicos prejudica o meio ambiente e quais são esses danos?

O descarte indevido de equipamentos eletrônicos favorece a contaminação do solo, da água e do ar, graças a seus metais pesados e substâncias tóxicas, que acabam afetando também plantas, animais e nós, humanos.

Quais as consequências da obsolescência programada no século XXI?

VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DO CONSUMIDOR A obsolescência programada é um exemplo claro desse descompasso, pois simultaneamente é responsável por violar os direitos do consumidor, o que acarreta um consumismo desenfreado e por consequência uma produção excessiva de lixo.

Quais impactos a obsolescência programada aliada ao consumidor pode gerar em nossas vidas?

Constatou-se que a obsolescência programada efetivamente causa danos ao meio ambiente e que o desenvolvimento e o consumo sustentável, aliado à mudança comportamental por parte do consumidor, com a educação ambiental, são alternativas para a redução da produção de lixo eletrônico e da degradação do meio ambiente.

Quais os impactos ambientais do alto consumo de equipamentos eletrônicos?

Ao serem jogados no lixo comum, as substâncias quuímicas presentes nos componentes eletrônicos, como mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo e alumínio, penetram no solo e nos lençóis freáticos contaminando plantas e animais por meio da água, podendo provocar a contaminação da população através da ingestão desses ...