Os temas de um texto compreendem os assuntos que serão desenvolvidos no decorrer de uma determinada obra, e estão principalmente presentes diante de textos dissertativos argumentativos. Os subtemas compreendem as delimitações de um assunto que também será abordado ou está presente diante de uma obra.
lugar especifico : lugar determinado para algo por exemplo : ou marcar um lugar determinado ( especifico ) para nos jantarmos .
(Herbertson 1905) propõe quatro "classes de fenômenos" para a definição das regiões, na seguinte ordem de importância: 1) configuração (principalmente os elementos da geologia e da geomorfologia da superfície terrestre); 2) clima (massas de ar, temperatura e níveis de precipitação); 3) vegetação; e 4) densidades ...
Resposta
Pode-se dizer que região é uma área ou porção do espaço dividido conceitualmente pelo homem conforme suas características (clima, economia, relevo, política, entre outros). ... Assim, o homem pode elaborar diferentes regiões conforme os seus interesses, seja para planejar ações, seja para realizar estudos.
O critério utilizado para a regionalização do país é agrupar em uma mesma Região os estados que apresentam semelhanças físicas, humanas, culturais e econômicas, facilitando, assim, o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, etc.
Resposta: A regionalização pelo IBGE admitiu critérios econômicos e naturais, dividindo as regiões brasileiras por possuírem aspectos de rios, matas, formações ecológicas em comum e atividades econômicas comuns também.
A diferença imediata entre a pobreza e a riqueza Em termos imediatos, o que diferencia um país pobre de um país rico é a sua produtividade, a razão entre os insumos empregados e o produto gerado por uma economia.
Resposta. O IBGE considerou critérios econômicos e naturais, dividindo as regiões brasileiras por possuírem características em comum.
A regionalização norte-sul foi elaborada para designar a atual conjuntura socioeconômica internacional, em substituição à antiga divisão do mundo em países de 1º, 2º e 3º mundo. ... Considerando que a maior parte dos países subdesenvolvidos se encontra no sul e os desenvolvidos, no norte, criou-se a divisão norte-sul.
Resposta: Essa outra proposta de regionalização tem como critérios os aspectos naturais e, principalmente, os socioeconômicos, são as chamadas regiões geoeconômicas do Brasil. Essa divisão estabelece três regiões geoeconômicas – a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul.
A divisão do Brasil em regiões geoeconômicas segue, principalmente, critérios socioeconômicos, mas não é ainda oficial. Além da divisão regional brasileira composta por cinco macrorregiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste), existe outra divisão do território nacional (ainda não oficial).
Os critérios que foram utilizados pelo geográfo Pedro Pinchas Geiger para regionalizar o Brasil foram os aspectos naturais, históricos, humanos, sociais e econômicos, que os estudioso considerava bem distintos.
Resposta. Resposta: A) A divisão do Brasil nas regiões geoeconômicas consiste em Amazônia, Nordeste e Centro-Sul, diferente da regionalização comum. Ela se baseia em critérios econômicos e de desenvolvimento de cada local, de acordo com as características em comum.
Resposta: Explicação: 4) norte, Nordeste,sudeste, Sul, Centro Oeste.