Para se fazer uma pilha (gerador eletroquímico) bastam apenas dois metais diferentes (com diferentes potenciais de redução química) imersos em um meio condutor qualquer, para que a diferença de potencial entre ambos gere corrente elétrica pela troca de elétrons entre estes materiais.
Agora siga os passos especificados abaixo:
As pilhas são sempre formadas por dois eletrodos e um eletrólito. O eletrodo positivo é chamado de cátodo e é onde ocorre a reação de redução. Já o eletrodo negativo é o ânodo e é onde ocorre a reação de oxidação. O eletrólito é também chamado de ponte salina e é a solução condutora de íons.
A pilha de Volta, também conhecida como pilha voltaica (ou ainda, pilha galvânica), é formada por discos intercalados de dois metais diferentes. Por exemplo, são colocados um disco de prata, um disco de zinco por cima e um disco de papelão embebido em uma solução de salmoura.
Primeiramente, coloque uma chapa de cobre e uma de zinco em cada copo plástico. Em seguida, encha-os com vinagre como mostra a figura abaixo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Construa sua própria bateria!
Para montar uma pilha de batata basta colocar os dois eletrodos espetados na metade da batata - é importante que eles estejam distantes um do outro. Em cada uma das placas, a de zinco e a outra de cobre, posicionamos um fio elétrico com crocodilos nos dois polos do voltímetro.
Pra começar, você vai precisar descascar os fios para retirar o cobre. Depois, corte o cobre e enrole nos parafusos, formando um V. A próxima etapa é encher a forminha com sal e água. Não deixe a água passar de um buraco para o outro!
Pegue um do fios e, com a fita isolante, cole uma das pontas descascadas ao polo negativo da pilha. Conecte o fio à lâmpada. Conecte a outra ponta do fio à lâmpada usando a fita isolante e faça o mesmo com uma das pontas do outro fio. Conecte o outro fio à pilha.
Também a FEM (tensão) é agora fixa, com o valor de 3V resultante de ligar as 2 pilhas de 1.
Coloque os fios da fita de LED no conector que vem junto do produto com atenção à polaridade deles (é só encaixar e prender os parafusinhos com uma chave de fenda fina). Depois, é só juntar o conector e o plug que vai na tomada para conseguir iluminar o seu ambiente.
Tem dois jeitos de ligar o LED no conector , o primeiro seria vc retirar o conector igual ao abaixo e deixar apenas o fio preto e amarelo , ai vc solda ele no do LED , ou vc aranca o conector acima e solda os fios diretamete , sem conectores .
3ª – Após a compra ser feita, antes de colocar a fita de LED na TV, é necessário realizar a ligação desta fita, e ela funciona da seguinte forma: Conecte o conector p4 na fita de LED, sempre cuidando dos fios, pois o vermelho deve ser ligado no positivo (+) e o preto no fio negativo (-), depois de ligado os fios, ...
O LED RGB, na verdade, é um conjunto de três LEDs encapsulados, cada um com uma cor distinta: o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue). O RGB se refere, portanto, às cores primárias para a luz. Misturando-se as três e mudando suas intensidades individualmente, podemos fazer qualquer cor do espectro visível.
O principal objetivo do uso da fita de LED é realçar elementos da arquitetura e da decoração com uma luz suave, discreta e indireta. Sendo assim, os locais preferidos para a colocação do material são as sancas de gesso, corredores, escadas, móveis, espelhos e nichos.
A fonte precisa estar ligada ao ponto elétrico e a partir dai o fio alimentará a fita de LED que está na prateleira a ser iluminada. O ideal é que a fonte fique escondida dentro de um armário ou até mesmo atrás de itens de decoração, como livros, sempre em local de fácil acesso para eventual troca.
COMO EMENDAR A FITA DE LED Você deve separar duas fitas que sejam do mesmo tipo e juntar as extremidades que deseja unir. Então, é só deslizar a ponta do ferro de solda sobre os dois terminais e eles se unirão.
Dicas para incluir luzes nas suas estantes
O mais usual, quando se usa muito vidro para iluminar uma casa ou prédio, é trabalhar com brises para controlar a incidência da luz, trazendo para o interior somente a claridade e não os raios solares diretamente. Uma dica é usar vidros temperados ou laminados, que filtram os raios do sol e conferem maior resistência.
Você pode usar uma fita adesiva para fixar a mangueira na parede ou até pequenos preguinhos. Se faltar imaginação na hora de compor palavras ou desenhos, vale pesquisar por luminárias de neon e tentar reproduzir as formas.
Para instalar a fita LED basta desligar a rede elétrica, conectar seu fio e o do driver no borne de forma a ficar positivo com positivo e negativo com negativo, prendê-los bem com a chave de fenda e repetir os passos com o outro borne na parte da rede elétrica.