Entre os principais agentes geradores de poluentes estão: os motores dos automóveis, as indústrias siderúrgicas, as fábricas de cimento e papel, as refinarias, a incineração de lixos domésticos e as queimadas de florestas para expansão de lavouras e pastos.
Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Essas substâncias podem causar sérios danos à saúde de homem.
Os principais agentes da poluição da água, do ar e do solo são os monóxidos e dióxidos de carbono e enxofre, óxidos de nitrogênio, pesticidas, inseticidas, fungicidas, radioatividade, metais pesados, petróleo, detergentes, desperdícios sólidos, esgoto dentre outros.
Dicas Importantes de Economia
A poluição da água ocorre por meio do uso inadequado ou pelo descarte de dejetos que alteram as propriedades físico-químicas das águas de lagos, rios e oceanos.
É toda e qualquer mudança no solo causada pelo contato com produtos químicos, resíduos sólidos e resíduos líquidos, os quais causam sua deterioração ao ponto de tornar a terra inútil ou até gerar um risco a saúde.
Por isso, preservar os cursos de água e usá-la de forma sustentável deve ser a grande preocupação de uma sociedade responsável. Pela qualidade de vida hoje e pela sobrevivência das gerações futuras, é preciso proteger os mananciais, recuperar rios poluídos, incentivar a educação ambiental e o uso consciente da água.
Dicas para evitar o desperdício de água
Confira algumas ações práticas para economizar água:
No Brasil, a água é utilizada principalmente para irrigação, abastecimento, fins industriais, geração de energia, mineração, aquicultura, navegação, turismo e lazer. Cada uso tem particularidades ligadas à quantidade ou à qualidade da água, e altera as condições naturais das águas superficiais e subterrâneas.
Os usos múltiplos abrangem abastecimento público, agricultura, indústria, geração de energia, navegação, pesca e aquicultura, turismo e recreação, entre outros.