Modo de Fritar - Para o pastel ficar sequinho: Colocar 1 garrafa de óleo (900ml) em uma frigideira grande, com profundidade adequada para fritar os pastéis. Antes de fritar os pastéis deixar o óleo aquecer bem até o ponto ideal para a fritura (190Co).
Quando esquentar a panela de óleo, aqueça na boca do fogão ao lado uma panela de água. Espere até que a água entre em ebulição. Sempre que tirar um alimento da fritura com a escumadeira, imediatamente o mergulhe na água fervente, assim que o retirar do óleo.
Há quem diga que todo o segredo do pastel está justamente na fritura. Primeiro, a temperatura: o ideal é por volta dos 180ºC. Não tem termômetro? Então se liga: quando o óleo está na temperatura boa para fritar ele “fica parado”.
Para você não ter mais problema de sujeira de óleo no fogão, é muito fácil! A dica é na hora de fazer fritura, qualquer que seja, acrescente uma colher (sobremesa) de farinha de trigo quando o óleo estiver frio. Assim, quando o óleo estiver quente para você despejar os alimentos, ele não irá espirrar.
Como deixar o pastel crocante depois de frito?
Outra forma de armazenar seguramente pastéis prontos é dispor cada um ou colocar distante um a um em uma bandeja de isopor. Em seguida, feche muito bem a bandeja com um plástico filme e coloque na geladeira. Quando você for para a feira, coloque-os em uma caixa de isopor para manter a refrigeração.
Coloque os pastéis em plástico para alimentos Com os pastéis já envolvidos em plástico filme, é só colocar dentro de saquinhos de alimentos e levar para a geladeira. No entanto, essa maneira de armazenar é muito delicada, já que você não poderá empilhar muitos pastéis.
O óleo de milho custa caro para usar na fritura, você vai dizer. Só que o óleo de soja queima mais depressa, se você for fritar um cento de salgadinhos, em quinze minutos seu óleo vai estar cheio de farinha no fundo da panela, queimada. Esse queimado vai grudar no salgadinho e ele vai ficar escuro, feio.
Depois de fritar, não armazene os salgados na geladeira, mas sim no congelador! Isso mesmo, congele os salgados depois de fritá-los e mantenha armazenado no congelador. Na hora de comer, não precisa fritar de novo não!
Coloque os salgadinhos em uma assadeira de alumínio e deixe em fogo baixo (forno convencional) ou (70º no elétrico) aproximadamente por 10 a 15 minutos.
Mas para garantir que qualquer opção fique bem crocante, da batatinha chips à bolacha maisena, ligue o micro-ondas na potência máxima por um minuto. Depois, o ideal é esperar esfriar para que todo o vapor de água vá embora após o aquecimento antes de armazenar novamente.
Portanto, se a massa tiver ficado mole, basta acrescentar mais farinha de trigo até sentir que a consistência está no ponto pra ser sovada.
COMO EMPANAR SALGADOS CORRETAMENTE
Para toda massa empanada, um segredo muito útil e efetivo é deixar a massa descansar por um tempo no congelador. Assim, ela adere melhor ao recheio e o resultado final fica mais crocante.
Molhe um pincel de pastelaria na mistura de ovo e aplique sobre a massa antes de assar. O leite sozinho também pode ser utilizado para pincelar os salgados, porém a gema do ovo é a principal responsável pela aparência dourada e crocante.
''O segredo para uma massa leve é equilibrar a receita, sendo metade dela feita de batata, e a outra metade de farinha de trigo'', aponta a chef. Também é importante acertar no ponto para evitar problemas.
Salgadinhos fritos Dura até 3 meses. Quando quiser, pode fritá-los ainda congelados, ou ainda, deixar descongelar em geladeira e depois fritar.
Nossa dica é deixar as mercadorias bem cobertas em um recipiente de plástico para não desidratar tanto. Desse modo, os alimentos nãoperdem a umidade, que dá aquele gostinho suculento na massa. Além disso, ao guardar os salgadinhos de volta no congelador, use saquinhos a vácuo para garantir a proteção.
Não se esqueça de deixar a massa secar por pelo menos 1 hora ou até que esteja firme como uma massa resfriada de pacote que compramos no supermercado. Depois do tempo de secagem coloque em sacos hermeticamente fechado e leve para a geladeira por até 3 dias ou ao congelador por 3 meses.
Depois de passá-los na máquina empanadeira, coloque-os em uma superfície lisa, lado a lado um com o outro, com um bom espaço entre eles para que não congelem grudados. Feito isso, cubra o recipiente com um filme plástico e leve os salgados para o congelador por 2 horas no mínimo ou até que estejam duros por completo.
Congelar salgados crus O primeiro passo é preparar os salgados: faça a massa, o recheio, modele e empane. Em seguida, coloque os salgados espalhados em uma bandeja ou tabuleiro de alumínio e cubra com plástico-filme. Leve para o congelador e espere até que eles estejam completamente congelados.
PASSO A PASSO PARA CONGELAR SALGADOS ASSADOS Coloque-os numa assadeira e leve-os ao forno até que fiquem com a massa corada. Desligue o forno e espere que esfriem. A partir daqui o procedimento para congelamento dos salgados assados é exatamente o mesmo dos salgados fritos.
É possível congelá-las cruas também, basta enformar normalmente e sem passar o ovo, leve-as direto ao freezer e após congeladas, armazene em sacos. Não haverá problemas, mas para assar deve-se esperar descongelar e pincelar o ovo para levar ao forno.
1 - Pré aquecer o forno eletrico ou a gaz em temperatura media de 180ºC por 10 minutos. 2 - Retire o produto da embalagem ainda congelado. 3 - Coloque no forno aquecido a 180ºC por aproximadamente 15min. 4 - Para que os produtos não fiquem secos não deixe descongelar antes de assar.
A massa pode ficar até 02 dias na geladeira ou mesmo congelá-la, mas atenção: uma vez congelada, você deve descongelá-la na própria geladeira e não sove novamente. Do contrário, perderá suas propriedades de desmanche na boca.
Salpique queijo parmesão ralado por cima e leve para assar em forno preaquecido a 180 graus até que fique corado. CONGELAMENTO - Vc poderá congelar a marmitinha por 3 meses. Para isso não coloque a tampinha de papel, vede com plástico filme e deixe bem aderente. Só coloque a tampa quando for aquecer e vender.