EQST

Como Funcionava O Mtodo De Scrates?

Como funcionava o método de Sócrates?

O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.

Para que serve a dialética?

O propósito do método dialético é resolver os desacordos através de discussões racionais, e, em ultima análise, a busca pela verdade. A forma herdada de Sócrates para proceder tal discussão é mostrar que uma dada hipótese leva a contradições, então, forçar a retirada da hipótese como candidato a verdade.

O que é a dialética de Platão?

Platão define a dialética como a arte de pensar, questionar e hierarquizar ideias. O termo dialética é utilizado por Platão na referência a qualquer método que possa ser recomendado como veículo da filosofia. Para Platão, a dialética é um instrumento que permite o alcance a verdade.

O que é a dialética do senhor e do escravo?

A dialética do senhor e do escravo é o nome que se dá a uma construção teórica de Friedrich Hegel, considerada um dos elementos chaves da sua filosofia que, posteriormente, influenciou muitos filósofos. ... Para Hegel, a realidade humana se condensa no que chamamos de História Universal.

O que seria a dialética da liberdade?

A concepção dialética de liberdade é baseada numa perspectiva que não é totalmente livre em todos os termos, como pode propor o libertarismo, e nem mesmo é determinada, dada, pela natureza, como propõe o determinismo. Uma liberdade dialética é definida nas relações com o outro.

Quando a liberdade pode se tornar maléfica?

Adorno indica o quanto pode ser maléfica a delimitação da liberdade a partir de critérios individuais, metafísicos, materiais, ontológicos ou empíricos. Para ele, a liberdade é vivida pelo indivíduo, mas possui uma conexão estreita com a humanidade, uma vez que passa pela ética, pelo particular e pelo universal.

Como funciona a liberdade de expressão?

“Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.”

Qual a função da liberdade no racionalismo?

O conceito racionalismo, neste texto, significa: à busca da liberdade sem a interferência da religiosidade, da fé. ... Porém, à busca da liberdade, ou a própria liberdade Universal, já existia antes mesmo da filosofia e do cientificismo antigo.

O que a liberdade indica?

Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. ... Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade.

Qual o objetivo do racionalismo?

O racionalismo tem como principal objetivo teorizar o modo de conhecer dos seres humanos, não aceitando qualquer elemento empírico como fonte do conhecimento verdadeiro. ... São considerados filósofos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz.

O que significa a concepção racionalista?

É a concepção filosófica que afirma a razão como única faculdade a propiciar o conhecimento adequado da realidade, ou seja,significa que o conhecimento humano só é possível através da razão.

Por que Platão é considerado um racionalista?

A Platão frequentemente se atribui uma posição filosófica que atualmente seria descrita como racionalista, parte de uma definição de raciocínio como uma operação mental discursiva, pautada pela lógica, e utilizando proposições para extrair conclusões; realista, em relação à existência de universais, as formas ideais; ...

O que é a teoria do conhecimento racionalista?

Teoria filosófica que tem a razão como principal instrumento do conhecimento. O Racionalismo é uma corrente filosófica que traz como argumento a noção de que a razão é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro conhecimento por completo.