Para fazê-lo à mão você precisará de pedaços de tecidos de sua preferência, régua, agulha, linhas e tesoura. O primeiro passo é cortar os tecidos em pequenos quadrados, todos do mesmo tamanho. Depois você precisa organizar os quadrados na posição que deseja costurá-los.
Para obtê-la, passe cerca de 10 cm de linha escolhida pelo olho agulha e faça um nó na outra ponta, que deve ficar mais longa. Para fazer pontos com linha dupla, corte um pedaço de 80 cm, em média. Passe essa linha pela agulha até metade e faça um nó, juntando as duas pontas.
Passo a passo
Coloque a parte inferior do remendo por baixo do buraco e costure com os pontos bastante próximos uns dos outros para prender bem as extremidades do buraco ao remendo. Costure o remendo inferior. Costure para frente e para trás, para cima e para baixo, criando um "tecido" de costura sobre o rasgo.
Crie uma linha de pontos no couro; isso vai guiar sua costura para que fique reta.
Para marcar o molde, transfira-o diretamente para o avesso do couro usando a caneta preta ou prata e, então, recorte-o. É importante que se comece a costura a 0,5cm da borda do couro,tendo assim espaço para segurá-lo e manipulá-lo com maior firmeza sob a pedaleira. Quando terminar, volte e costure na direção contrária.
Carimbo Para Couro Geralmente é feito manualmente, assim como o corte do material. Deve ser molhada a peça, para melhor acabamento, e utilizar um carimbo de metal com o auxílio de um martelo. O acabamento fica bom, porém, é uma forma mais demorada e cansativa de fazer a gravação no couro.
Linha de nylon (poliamida) bonderizado, acabamento que proporciona alta tenacidade, tornando a linha forte e flexível, sem desfiamento e sem mudança de cor após a costura. Indicada para confecção de calçados sociais e esportivos, estofados, carpetes, EPIs, bolsas, malas, mochilas, e artigos de couro em geral.
Linha Invisível Coats - Caixa c/10 unidades Ideal para costura de roupas e tecidos finos ou onde não se queira que apareça a costura (linha), costura de etiquetas, cortinas, confecção de bijouterias, artesanato em geral, etc....
Linhas de viscose: São recomendadas para os pontos mais complexos dos bordados em que as linhas de algodão parecem ficar com muito relevo. Linha de nylon: As linhas de nylon são finas e você pode utilizar em tecidos sintéticos não muito pesados.
Linha nylon para costurar sapatos.
Tipos de Linhas de costura Indicações: A linha de algodão é mais recomendada para tecidos também de algodão e para tecidos sintéticos mais delicados, como o tule, o chiffon, a renda fina, a organza e o veludo de seda.
Que tipo de linha usar para quiltar?
Linhas comuns de poliéster: costuram seda, lingerie, microfibra, crepe, tafetá, camurça, cotton lycra, plush, meia malha, suedine, lycra e todos os tecidos sintéticos. Linhas mistas: fina e resistente, é ideal para fazer um acabamento leve e que seja suave ao toque.
Para costurar a malha na máquina reta doméstica é importante usar a agulha “ponta bola”, que tem a ponta dourada. Na embalagem está escrito “malha”. Essa agulha, como o nome já diz, tem a ponta arredondada para não perfurar o tecido e “quebrar” os fios elásticos. Ela desliza entre os fios até perfurá-los.
Para costurar em máquina doméstica, use sempre a agulha “ponta bola”, que tem a ponta dourada sua ponta é arredondada para não perfurar o tecido. Ela desliza entre os fios até perfurá-los. Colocar o fio de overloque na linha da bobina da máquina é importante, pois esse fio provém certa elasticidade.
A linha de pesponto é mais grossa, e pode ser encontrada em diversas espessuras. Ela é ideal para fazer a costura de pesponto, que fica aparente nas peças. Esse tipo de linha geralmente é voltado para tecidos mais grossos, como o jeans, o brim, o couro, e tecidos de tapeçaria.
Pesponto: visto de cima, o pesponto parece uma linha contínua de pontos iguais; visto do avesso do tecido, os pontos são duas vezes mais longos que aqueles de cima e se sobrepõem nas pontas. ... Passe a agulha para o outro lado do tecido até o nó.
Etiqueta 80: Linha indicada para confecção de roupas profissionais, moletons, jeans, bermudas etc. Também utilizada para pesponto, casear, travetar e pregar botões.
A linha é uma sequência de pontos. Essa linha deve ser entendida como força e direção e não apenas como linha de contorno. Isso quer dizer que as linhas direcionam o nosso olhar diante da imagem. Assim, elas também podem gerar sensações psicológicas como paz, agitação, etc.
Podemos classificar as linhas como a seguir: Forma, Posição, Traçado e Direção. FORMA: reta, quebrada, mista, curva, fechada ou ondulada; POSIÇÃO: vertical, inclinada ou horizontal; ... DIREÇÃO: convergentes, divergentes, paralelas, perpendiculares.
A linha é uma sequência de pontos. Essa linha deve ser entendida como força e direção e não apenas como linha de contorno. Isso quer dizer que as linhas direcionam o nosso olhar diante da imagem. Assim, elas também podem gerar sensações psicológicas como paz, agitação, etc.
->Convergente: Se dirigem a um ponto só. ... ->Divergente: Se dirigem para vários pontos partindo de um mesmo lugar. ->Paralelas: Seguem na mesma direção mantendo a mesma distância entre si. ->Perpendiculares: são linhas que se cruzam formando ângulos retos.