Parasitológico de Fezes (EPF): Retirar no laboratório o frasco coletor sem conservante e a pazinha que o acompanha. 2. Coletar as fezes em um recipiente com boca larga (limpo e seco) ou papel, tomar cuidado para não contaminá-las com urina.
É NECESSARIO BUSCAR NO LABORATÓRIO O FRASCO CONTENDO O LÍQUIDO CONSERVANTE MIF. ANTES DE COLETAR AS FEZES, SE NECESSÁRIO, URINAR NO VASO SANITÁRIO, PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO DO MATERIAL.
ORIENTAÇÕES PARA O EXAME DE MIF:
MIF é a abreviação de mercúrio, iodo e formol, que são conservantes, no entanto atualmente só é utilizado o formol mas a sigla continuou a ser utilizada pelos médicos e laboratórios.
Colocar 01 medida de fezes com a “pazinha” no interior do tubo; Deixar em local fresco e não precisa guardar na geladeira; Se tiver 2 ou 3 amostras, fazer as próximas coletas da mesma forma, respeitando os intervalos de dias; Quando completar as coletas, entregar os coletores no laboratório.
Posso realizar exame de fezes mesmo com diarreia? Sim, sem problemas.
Se estiver com diarreia usar o lado da colher ou uma colher de sobremesa para pegar as fezes e colocá-las diretamente no líquido conservante. – Fechar o frasco com cuidado, agitar em movimentos circulares por 1 a 2 minutos para dissolver as fezes e trazer ao laboratório em até 24 horas.
Para a coleta é preciso: Evacuar no penico ou numa folha de papel branco colocada no chão do banheiro; Coletar um pouco de fezes com uma pazinha (que vem junto do pote) e coloca-la dentro do frasco; Escrever o nome completo no frasco e guardar na geladeira por 24 horas até ser levado para o laboratório.