O oxi é uma mistura da pasta base de cocaína, fabricada a partir das folhas de coca, com substâncias químicas de fácil acesso, como querosene, gasolina, cal virgem ou solvente usado em construções.
Composição – mais devastadora que o crack, a nova droga oxi é a mistura da pasta base da cocaína com cal virgem querosene ou gasolina. Cor – a cor do oxi é mais amarelada ou esbranquiçada que a do crack, dependendo da quantidade de querosene ou de cal a mais na produção.
É um processo de higienização industrial que foi adaptado para a área automotiva. É usado para a limpeza do ar-condicionado e remoção do mau cheiro na parte interna do veículo. O ozônio é um gás natural, que tem efeito germicida e é eficiente na destruição de vírus, bactérias e fungos.
O crack é uma droga que se apresenta sob a forma de pasta endurecida ou “pedra”, e que contém cocaína, uma substância psicoativa (que gera efeitos no cérebro e na mente). Ele inicialmente produz um efeito excitante do sistema nervoso, porém tem forte poder de causar dependência, além de outros problemas à saúde.
Nem sempre uma droga ilegal, mesmo estimulante do sistema nervoso central (SNC), como a cocaína, deixa a pessoa violenta ou a faz roubar; assim como o consumo de uma droga legal, álcool por ex (depressor do SNC), pode ter esse efeito.
Os dependentes químicos se agarram a um estilo de vida rígido, começam a se sentir desconfortáveis com o que não seja familiar. A dependência química implica um estilo de vida centrado na própria pessoa e a falta de flexibilidade acrescenta certo grau de bem-estar à vida do dependente químico.
Algumas vezes, os dependentes químicos são vistos pela sociedade como pessoas que não possuem força de vontade, fracas e que deveriam simplesmente abandonar o vício.
A família é um dos principais pilares para a recuperação do dependente químico, sendo corresponsável pelo tratamento e pela reinserção social de seus entes. Isso significa que, além de suporte emocional, presença e disposição para ajudar, os familiares também precisam passar por acompanhamento durante esse processo.
Cinco dicas para lidar corretamente com um dependente químico em tratamento
O usuário dependente É aquele que já usa a droga com regularidade ou freqüência, por exemplo, 2, 3, 4 vezes por semana ou mais. A característica importante do usuário dependente é o estado de mal-estar psicológico ou físico em que se apresenta quando, eventualmente, fica sem a droga.