A idade corrigida desse bebê será sempre 2 meses (+/- 8 semanas) menos do que sua idade cronológica, ou seja: quando ele tiver 4 meses de idade cronológica, terá 2 meses de idade corrigida.
Parece complicado, mas é simples. Por exemplo: a criança que nasceu com 35 semanas (cinco semanas antes do ideal), aos dois meses terá a idade cronológica de oito semanas, mas a "idade corrigida" será de três semanas – uma vez que nasceu cinco semanas adiantado.
A "idade cronológica" é a idade real que o bebê tem, o tempo de vida dele depois do nascimento. Por exemplo: um bebê que nasceu dia 10 de Abril terá 3 meses de idade cronológica no dia 10 de Julho. A "idade corrigida" é a idade ajustada ao grau de prematuridade.
4 meses - Entre 13 semanas e meia e 18 semanas.
A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.
Quando completar 4 meses de gravidez? Com 16 semanas completa-se os 4 meses gestacionais. Com 17 semanas inicia-se o quinto mês da gestação.
O bebê no 4º mês de gestação A pele ainda é fina e os vasos sanguíneos continuam aparentes. A cabeça, bem ereta, emoldurada por duas orelhas, tem dois olhos capazes de movimentar-se e sobrancelhas capazes de erguer-se. As mãos estão bem formadas, inclusive as unhas.
É nesse período que o colostro, substância rica em nutrientes e anticorpos, costuma ser formado. No que diz respeito ao tamanho da barriga, ele é variável. Pode ser que ela já esteja acentuada, ou não. No entanto, nessas semanas, ela costuma crescer com maior rapidez e, por esse motivo, o abdome pode ficar dolorido.
Semana 28: Sete meses. No terceiro trimestre, os incômodos causados pelo peso extra crescem. O conselho é pensar que tudo o que você está sentindo é parte dos preparativos para o encontro com o seu bebê. Seu útero está 6 ou 7 cm.
O desenvolvimento do bebê às 28 semanas de gestação, que são 7 meses de gravidez, é marcado pelo estabelecimento do padrão do sono e vigília. Isto é, a partir desta semana, o bebê já acorda e dorme quando deseja, e tem uma aparência menos enrugada porque começa a acumular gordura debaixo da pele.
Desenvolvimento fetal às 29 semanas Os órgãos e sentidos continuam desenvolvendo e novas células se multiplicam a todo instante. A cabeça está crescendo e o cérebro encontra-se bastante ativo, ganhando nesta semana a função de controlar o ritmo da respiração e da temperatura do corpo a partir do nascimento.
Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks, que são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.
O que são as contrações Braxton Hicks? Nomeado em homenagem ao primeiro cientista a descobri-las, as contrações de Braxton Hicks são normalmente indolores e curtas, durando apenas um minuto ou dois. Elas podem ocorrer em toda a sua gravidez, mas geralmente aumentam no último trimestre.
As falsas contrações acontecem desde 1 vez ao dia, até algumas vezes sem mesmo que a gestante possa notar. Normalmente elas acontecem também após a relação sexual.
Contrações de treinamento Lembram a sensação de contração do útero sentidas durante as cólicas menstruais. Param quando você muda de posição: você percebe que são apenas contrações de treinamento quando vira de lado na hora de dormir ou se ajeita no sofá quando está sentada e elas vão embora.
No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo. As contrações também se tornam mais frequentes, até que elas vêm em intervalos de três a cinco minutos.
As contrações podem ou não estar associadas a dor, vai depender da intensidade da contração e da sensibilidade da mamãe. Estas dores geralmente estão localizadas na parte baixa do ventre mas podem irradiar para as costas.
Os 4 principais sinais que indicam que o trabalho de parto está começando são: