Civilização é um complexo conceito da antropologia e história. Numa perspectiva evolucionista é o estágio mais avançado de determinada sociedade humana, caracterizada basicamente pela sua fixação ao solo mediante construção de cidades, daí derivar do latim civita que designa cidade e civile (civil) o seu habitante.
Civilização é o estágio de desenvolvimento cultural em que se encontra um determinado povo. Este desenvolvimento cultural é representando pelas técnicas dominadas, relações sociais, crenças, fatores econômicos e criação artística.
Significado de Civilização Condição daquilo que se encontra em avanço; desenvolvimento cultural; progresso. Tipo de sociedade e/ou de cultura que se desenvolve a partir da influência de um povo, numa certa época, cujas características específicas serão transmitidas as gerações que se seguirão: Civilização Maia.
Civilização é o conjunto de caracteres próprios da vida social, política, econômica e cultural de um país ou região. É o ato ou efeito de civilizar (se), ou seja, de tornar (se) civil, cortês, civilizado.
“Civilização” vem de “civil”, que vem do Latim CIVILIS, “relativo a um cidadão, à vida pública. adequado a quem vive na cidade”, derivado de CIVIS, “aquele que vive numa cidade, cidadão”.
A Idade Antiga é caracterizada por duas importantes divisões de civilizações: a civilização oriental e a civilização ocidental. Na civilização oriental, os povos mais estudados e que tiveram maior impacto na sociedade são os egípcios, mesopotâmicos, hebreus, fenícios e persas.
A cultura é a identidade das nações, juntamente com o costume de seus povos e a sua religião. Como é formada uma cultura? A cultura de uma nova nação pode ser formada e influenciada por vários aspectos. Algumas culturas antigas por exemplo, se baseavam na cultura de outras nações.
A história romana foi dividida nos períodos monárquico, republicano e imperial, e foi no período republicano que os romanos iniciaram a expansão de suas fronteiras. Roma possuía uma sociedade bem dividida, sendo que plebeus e patrícios eram os principais atores sociais.
Mesopotâmia
Um estudo revelou que os aborígenes australianos são a civilização mais antiga do planeta. Os seus ancestrais têm cerca de 75 mil anos.
Em primeiro lugar, foi na região da antiga Suméria, na Mesopotâmia, que surgiram as primeiras civilizações, como Ur, Uruk e Nipur. Por volta do quarto milênio antes de Cristo os povos sumérios e acádios começaram a dominar uma região pantanosa da Mesopotâmia.
Essas sociedades apresentavam como características em comum: poder político com forte conotação religiosa, por isso denominado teocracia (teo, "deus"; cracia, "poder"); economia baseada na agricultura; ... religião politeísta, ou seja, crença em vários deuses.
Em geral, quando se estuda a antiguidade, sobretudo a África Antiga, os estudos se concentram em um único povo africano, os egípcios. No entanto, ao passo que se desenvolvia a civilização egípcia, núbios, axumitas e cartagineses também faziam a sua história e constituíam reinos, impérios e civilizações.
civilização egípcia
A) Império Mali, Império Egípcio, Reino Kush e O Grande Zimbábue.
Ouro, sal e poder E como onde há riqueza há poder, alguns reinos foram surgindo. Esses reinos eram favorecidos por terem acesso e controle dos bens mais valorizados no Norte do continente: o ouro e o sal. Os mais conhecidos entre esses reinos da África ocidental entre os séculos 10 e 14 são: Gana, Mali e Songai.
Os reinos africanos
Os impérios africanos foram formações de Estado que abrangiam vários povos em uma só entidade. Esta formação se dava normalmente por meio de conquistas. Foram numerosos e importantes nas suas relações comerciais, políticas e culturais, e cabe-nos conhecer um pouco mais alguns deles.
Em cada reino distintas atividades econômicas eram praticadas, como por exemplo, no Reino Iorubá, desenvolveu-se a olaria, tecelagem, além de metalurgia. No Reino do Congo, de forma distinta, os habitantes voltavam-se para atividades de produção de ferramentas. e. Em iorubá, desenvolvia-se a tecelagem.
Os bantos formam um grupo étnico africano que habitam a região da África ao sul do Deserto do Saara. A maioria dos mais de 300 subgrupos étnicos é formada por agricultores, que vivem também da pesca e da caça. Estes subgrupos possuem em comum a família linguística banta.
Resposta: Os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos. Por volta de 2 milhões de anos atrás, estes primitivos deixaram suas terras e se deslocaram para o norte da África, da Europa e da Ásia.
Resposta. Foram tribos que vieram das regiões da Líbia, Etiópia e Palestina, que migraram para a bacia do Nilo formando a população egípcia. Eles foram denominados “nomos”, pequenas cidades-estados.