Automação fixa é aquela que opera sob uma única configuração e por isso só fabrica o mesmo tipo de peça e a automação programada aceita mudanças de configuração de acordo com a demanda. Considerando isso, podemos dizer que a Automação Flexível é uma extensão da automação programada.
Automação e Automatização – Ambos são aceitáveis! A forma automatização é preferível, pois deriva da palavra Automatizar, enquanto automação é um aportuguesamento do inglês Automation.
Uma das mais importantes vantagens da automação. Ter uma máquina automatizada definitivamente acelera o tempo de produção. Enquanto trabalhadores humanos estão sujeitos a variações e são menos precisos, as máquinas têm alto grau de repetibilidade e eliminam riscos de falhas.
Automação da Manufatura: Refere-se a tecnologia que tratam de sistemas do controle destinados à automação operacional de indústrias manufatureiras. Esse Grupo de tecnologia pode ser dividido em Automação Rígida, Automação Programável e Automação Flexível.
Manufatura é uma palavra derivada do latim: manu = mão, factura = feitio. Em uma interpretação literal da palavra, manufatura significa fazer com as mãos.
Com a 2º Revolução Industrial no século XIX, surgiu um novo conceito de automação, devido a utilização da eletricidade no processo produtivo. Na 3º Revolução, no século XX, a tecnologia avançada dos computadores aliada ao processo produtivo de grande demanda, proporcionou avanços significativos para a indústria.