FICHA CATALOGRÁFICA NO MIOLO DO LIVRO
Inicialmente, feita em um papel resistente, a ficha contém as principais informações sobre um livro como o seu título, nome dos autores, número da edição, local de publicação, data da publicação, dentre outras. Todas as fichas catalográficas possuem um número de identificação único.
Todo o processo de produção da Ficha Catalográfica atualmente é informatizado. A Ficha pode ser solicitada através do site www.cbl.org.br por associados ou não associados e oferece um prazo máximo de cinco dias entre o pedido e a devolução do documento. Mais informações: [email protected]
A ficha catalográfica deve vir impressa no verso da página de rosto do trabalho. Basta substituir os dados da ficha pelas informações de seu trabalho, respeitando as pontuações.
Inserir a ficha catalográfica pronta no Word é muito simples. Ela deve ser feita diretamente no arquivo da pesquisa em questão, localizada logo após a página de rosto. Para isso, siga o passo-a-passo a seguir: Clique na última palavra escrita na folha de rosto e em seguida, seleciona a opção inserir Página em Branco.
A Ficha Catalográfica (FC) apresenta informações fundamentais do documento, tais como: autor, título, local, assunto, número de folhas, etc. Fica localizada no verso da folha de rosto, na parte inferior da página, de forma centralizada, nas dimensões: 12,5 x 7,5 cm.
A ficha catalográfica do TCC sempre estará localizada no verso da folha de rosto, com texto centralizado e disposto na metade inferior da página. As fichas catalográficas são obrigatórias em todas as publicações, conforme prevê a Lei Federal de número 1], chamada comumente como “Lei do Livro”.
O papel de impressão das monografias de conclusão de curso e demais trabalhos acadêmicos deve ter o tamanho 210x297mm (modelo A4) e ser branco. A impressão deve ser feita somente em um dos lados do papel e em tinta preta.
Aprenda a gerar a ficha catalográfica do seu TCC, Dissertação ou Tese. ... A ficha catalográfica é o registro das informações que identificam a publicação na situação atual, refere-se aos dados internacionais de catalogação-na-publicação, contém os dados necessários para identificar uma obra, no Brasil e no mundo.
Começa por escrever em maiúsculas ou em itálico o apelido do autor e a seguir o primeiro nome. Indica o local onde foi editada a obra e o nome da editora. Coloca, agora, a colecção (se tiver), o ano de edição e a edição. Só falta colocares o número de volume e a indicação do número de páginas.
O fichamento bibliográfico é o resumo (com ou sem comentarios) realizado sobre as idéias principais abordadas em uma determinada obra (aqui incluímos livros, peças, documentos, artigos, etc). ... Hoje em dia, é cada vez mais raro encontrarmos fichamento em papel, quanto menos as fichas em papel cartão para comprar.
Apresenta uma síntese bem clara e concisa das idéias principais do autor ou um resumo dos aspectos essenciais da obra.
Como o próprio nome menciona, a ficha de comentário registra a sua análise em relação ao livro ou ao artigo científico fichado. ... Como você fará a análise crítica interna e externa da obra ou do artigo, você já possuirá 70% do conteúdo necessário para elaborar uma resenha crítica.
Para fazer um fichamento você deve ter o primeiro contato com o texto através de uma leitura breve. Essa leitura dinâmica servirá para você se situar e saber do que se trata o conteúdo do texto que pretende fichar.
Embora sua opinião seja respeitada e valorizada, os comentários locais não devem incluir opiniões sociais ou políticas. Use fóruns, como blogs ou redes sociais, para esses tipos de conversa. Escreva sobre sua experiência com o lugar, não opiniões genéricas com base em notícias recentes.