Não há necessidade de dois corpos, pode o calor ser transferido de um ponto a outro, dentro do mesmo corpo. ... A diferença entre a Termodinâmica e a Transferência de Calor é que a Termodinâmica estuda sistemas em equilíbrio ( não há gradiente de temperatura).
Para que aconteça a troca de calor é preciso que ele seja transferido de um objeto para outro e de uma região para outra. Existem três processos de propagação de calor: condução, convecção e irradiação.
Os sistemas termodinâmicos classificam-se como sendo isolados, fechados ou abertos. Um sistema isolado não interage de modo algum com os arredores. O contentor que contém o sistema e o delimita dos arredores, é impermeável à matéria e não permite a transferência de energia.
Um sistema termodinâmico é definido como uma quantidade de matéria ou uma região no espaço em que a atenção é focada na análise de um problema. Tudo o que faz parte do exterior do sistema é chamado de ambiente ou ambiente. O sistema é separado do ambiente pelo limite do sistema. O limite pode ser fixo ou móvel.
I – Transformações isotérmicas são aquelas em que a temperatura do gás é mantida constante. II – Transformações adiabáticas envolvem trocas de calor entre o gás e o meio externo. III – Transformação isocórica é aquela em que a pressão do gás é mantida constante.
Temperatura crítica é a temperatura acima da qual a substância só pode existir na forma de gás, pois é impossível mudar seu estado gasoso para o líquido apenas com o aumento da pressão. ... Portanto, abaixo dessa temperatura, a água está no estado de vapor, mas acima dela, a água é um gás.
Gases são compostos moleculares que possuem características como a grande compressibilidade e a capacidade de se expandirem, estes compostos não possuem volume fixo, são miscíveis entre si e em qualquer proporção.