Como fazer:
Para cultivar uma planta na água você precisa lavar bem suas raízes. Depois, coloque num vidro, deixando apenas a raiz e o caule na água. As folhas não devem tocar a água! A água deve ser trocada uma vez por semana ou quando ficar turva.
Como enraizar as plantas na água
Plantas para cultivar na água
A planta papiro costuma ser plantada pelos rizomas em vasos com solo fértil e úmido e, depois, submersa em um ambiente aquático. Outra opção é plantá-la diretamente em um solo lamacento a uma profundidade de 1 m para que os pesados caules consigam ficar eretos.
Corte os rizomas descoloridos ou danificados. Propague o papiro com sementes ou mudas. Você pode dividir os rizomas em grupos de dois a três. Replante cada parte e cultive-as como plantas separadas.
As plantas devem ser introduzidas nos lagos em vasos apropriados e sempre com recurso a solo com um pH equilibrado. Não devemos esquecer de colocar cascalho ou areia sobre a terra, antes de submergir os vasos, para evitar que os peixes no caso de existirem soltem a terra dentro do lago.
Como cultivar a ninféia-azul A ninféia-azul pode ser cultivada também em tanques, desde que tenham ao menos um metro de profundidade. Precisa de substrato fértil, mas, se precisar adubar, tome cuidado: a planta gosta de nitrogênio, mas, em excesso, ele pode matar os peixes do lugar.
Planta exclusivamente aquática, deve ser cultivada sob sol pleno, em lagos ou tanques com mais de 90 cm de profundidade, com água em temperatura de 29 a 32ºC. Não tolera temperaturas abaixo de 15ºC.
Como plantar Nymphaeas
Não há grande problema em cultivar esta planta, nem necessidade de adicionar nutrientes ao meio de cultivo. Para fazer mudas separar os rizomas com duas folhinhas e colocar em meio líquido ao sol.
A Eichhornia crassipes, ou aguapé, é uma bonita planta aquática flutuante, com grandes folhas redondas. Quando floresce, produz flores azul-arroxeadas.
Como cultivar e manter a salvinia: As plantas ficam flutuantes dentro da água e reproduzem-se naturalmente com grande rapidez. Evitar cursos de água e açudes devido ao seu caráter invasivo. Pode ser recolhido o excesso de plantas para a fabricação de composto orgânico.
Além de absorver diretamente parte da matéria orgânica solúvel, o aguapé absorve os sais minerais resultantes da decomposição da matéria orgânica pela microvida que ele abriga. Aqueles que consideram o aguapé como uma praga queixam-se de sua rápida proliferação.
Embora torne-se difícil de ser removido com a proliferação veloz, o aguapé pode ser extraído manualmente ou com o uso de máquinas. O procedimento deve ser realizado quando, levadas pelo vento, as plantas se concentrarem à margem da represa.
O aguapé é bem fácil de cultivar e se reproduz muito rapidamente, você inclusive deve ter um controle sobre a sua plantação para ela não se tornar invasiva. O cultivo dessa planta deve ser feito sob o sol pleno e em água com o pH corrigido para que fique naturalmente fertilizada.
A gigoga se desenvolve no meio ambiente aquático contaminado e é conhecida por despoluir as águas, já que suas raízes filtram a matéria orgânica. A planta também auxilia na alimentação e reprodução de diversas espécies aquáticas.
Eichhornia, vulgarmente conhecido em Portugal e Angola como jacinto-de-água e, no Brasil, como aguapé, mururé, orelha-de-veado, pavoá, rainha-do-lago, uape e uapê, é um género botânico originário e natural Bacia Amazónica, na América do Sul e nos rios do pantanal. Pertence à família Pontederiaceae.
Embora torne-se difícil de ser removido com a proliferação veloz, o aguapé pode ser extraído manualmente ou com o uso de máquinas. O procedimento deve ser realizado quando, levadas pelo vento, as plantas se concentrarem à margem da represa.
Exposição ao sol: a exposição à luz deve ser alta, se não, a planta pode não se desenvolver de forma adequada e até morrer. Rega: não é necessária. A água do aquário deve ter pH entre 6,0 e 7,5. Tipo de solo: deve ser bem fértil, porque as raízes da planta são fixas.
Os vasos ou potes com plantas aquáticas, independentemente de serem de vidro, plástico, cerâmica ou louça, precisam ser lavados com bucha e sabão para retirar os ovos do Aedes aegypti que estiverem na parede do recipiente e as larvas que se desenvolvem na água.
Melhor ainda, claro, se a pessoa optar por não usar o prato debaixo do vaso de planta. Água sanitária e cloro ajudam no combate ao mosquito? Sim. As piscinas devem ser limpas com cloro semanalmente para evitar proliferação das larvas.
Encha seu recipiente com terra densa até 15 centímetros, pressione suavemente as sementes, e cubra com uma leve camada de terra. Por último, coloque seu vaso em um reservatório de água pouco profundo com 45 centímetros e com uma temperatura em torno de 21ºC.
A planta deve ser deixada em um local que recebe algumas horas de sol pleno por dia até que as primeiras plântulas e raízes comecem a aparecer. Isso leva, em média, nove dias. É importante trocar a água do pote uma vez por dia.
Para os hindus o significado da flor de lótus é a beleza interior. As sementes da flor de lótus podem ficar até 5 mil anos sem água para esperar as condições adequadas de germinação como a umidade e temperatura.
Deve ser cultivado a pleno sol ou meia sombra com bastante claridade e fica lindo em vasos e jardineiras pendentes ou apoiado em suportes como grades ou caramanchão. O brinco de princesa gosta de substrato rico em material orgânico e permeável. Você pode usar o substrato básico que é ótimo.