DESMONTANDO A TORNEIRA
Para desmontar uma torneira comum:
Torneira pingando - Troca de carrapeta
Insira uma pequena chave de fenda na borda da parte elevada da manopla, se você não vê nenhum entalhe. Algumas torneiras usam uma tampa que se eleva acima da manopla e se insere na torneira como um plugue. Tente alavancar a parte levantada ou você pode tentar removê-la com um par de alicates.
Passe a nova torneira pelo(s) buraco(s) da pia. Aperte as porcas sob a pia, mas pare antes de terminar. Antes de terminar de apertar as porcas, veja se a torneira nova está reta, ou se está torta para algum lado, e só depois termine de apertar. Conecte os novos tubos às válvulas sob a pia e aperte as porcas dos tubos.
30cm
Como mudar uma pia de lugar: 6 cuidados nessa hora!
Instalar torneira na cozinha: passo a passo
Vire a cuba de lado e instale a torneira e o corpo dos registros na cuba – aperte manualmente, pois não é necessária força. Fixe o T misturador nos 2 registros e na torneira. Depois, fixe os volantes dos registros – ou seja: a parte do acabamento, na parte superior da cuba.
Coloque a peça no buraco da parede e faça movimentos giratórios, seja com a chave inglesa, grifo ou a mão. Caso a torneira fique frouxa, é ideal aplicar o veda rosca; Agora pode abrir o registro: depois que a torneira foi instalada, abra o registro geral do local e faça o teste para ver se não está vazando.
Assim sendo, basta começar soltando a rosca abaixo da pia, na mangueira que está conectada na torneira. Se estiver firme, você pode usar um pano para ajudar a fazer força. Ou, até mesmo, uma chave que tenha o mesmo formato do engate. Feito isso, basta soltar a torneira abaixo da pia.
Coloque a torneira (1) já montada no furo da cuba, encaixe a guarnição (2) e fixe com a porca arruela (3). Coloque a porca com o anel o'ring na parte inferior e fixe por cima com o parafuso. Encaixe a válvula com a guarnição na parte superior.
Como Instalar uma Torneira
Para que você faça a troca da torneira emperrada, utilize uma faca quente para tentar abrir um pouco o espaço entre a torneira e o engate do encanamento. Caso você consiga, basta depois colocar uma chave de fenda nesse espaço e começar a girá-la para poder retirar a torneira emperrada.
É fácil, molhe um pano de algodão em vinagre branco e coloque-o durante uns bons minutos sobre o calcário, que ficou acumulado na base da torneira. Remova cuidadosamente todos os resíduos que estão nessa área.
aperte a porca a fim de que a mangueira de ¼ fique corretamente presa e posicionada; conecte a mangueira de ¼ ao purificador de água; utilize a canopla como acabamento para a pia; abra novamente o registro e verifique se o funcionamento está adequado.
Aprenda o passo a passo de como fazer essa troca.
Para instalar uma torneira de parede, os pontos de água devem ser mais altos. Isso porque a torneira de bancada fica com as mangueiras ligadas ao ponto sob a bancada, mas a de parede precisa que a água saia direto onde ela será instalada. O ponto de saída do esgoto sempre fica baixo, nas duas situações.
Para evitar desconfortos e respingos na bancada na hora de lavar as mãos, o ideal é deixar uma distância de 10 a 15 cm, entre a saída da água e o topo da cuba. Assim você evita que a água espirre para fora e pode colocar a mão inteira embaixo da torneira para enxaguá-la.
A altura indicada para instalação do ponto de água da torneira também vai depender do modelo da peça. A sugestão é que tenha 15cm para torneiras de bica alta e 20cm para torneiras de bica reta, medidos do tampo até o centro do ponto de água.
Tabela de Comparação das Melhores Torneiras de Mesa
Tabela de Comparação das Melhores Torneiras Gourmet