Nada de acrílica, esmalte ou spray – o laqueamento de peças de madeira, MDF ou compensado deve ser feito com laca nitrocelulose, tinta automotiva ou P.U. ... “Prefiro a nitrocelulose, pois a secagem é ótima, e gosto muito do resultado final”, diz Marilza, que recomenda usar primer, massa e tinta da mesma marca.
Quando aplicamos a seladora antes da tinta, ajudamos a madeira a não absorver o produto, reduzindo custos e otimizando o tempo de trabalho. Mais ainda: a seladora é fundamental para que as madeiras tenham bons acabamentos e se transformem em móveis mais bonitos e refinados.
O verniz proporciona brilho e excelente proteção aos móveis de madeira. Por isso, aplicá-lo após a pintura é uma excelente opção. Utilize um verniz em que o tom de cor não interfira no acabamento final da peça, aguarde secar e pronto: você já tem um móvel completamente novo em seu lar!
Tinta acrílica e Esmalte a base d'água Ótima escolha para pintar portas internas de branco, tanto a tinta acrílica quanto a esmalte a base de água conferem um acabamento perfeito.
A porta que foi pintada com verniz e que agora receberá a tinta branca, por exemplo, deve ter todo o verniz antigo retirado com o auxílio de uma lixa grossa. Feito isso, toda a porta deverá ser lixada com uma lixa fina. Depois, o pó deve ser retirado com um pano, para só então dar início ao processo de pintura.
Como envernizar móveis pintados
Basta passar uma vassoura, usar o aspirador de pó e depois, um pano úmido. Aí é só esperar secar e depois passar um pano seco, para se certificar. Passe um selador para uniformizar a parede. Se houver buracos na parede, aplique um pouco de massa corrida com a desempenadeira de aço.
Aplique uma camada de primer à base de água para que a tinta tenha uma boa adesão. Misture o primer aquoso branco com um bastão e despeje um pouco em uma bandeja de pintura. Mergulhe o rolo ou pincel no primer e aplique uma camada sólida e uniforme de tinta com movimentos largos.
Lixa de massa É a lixa para dar acabamento nas paredes comuns. As mais grossas são para remover muitas camadas de tinta. As de grana mais alta, ou seja, as mais finas, dão melhor acabamento, e deixando a parede mais lisa e regularizada.
Com a parede já rebocada, utilize lixa n° 80 ou 100 para preparar a parede para aplicação da massa corrida. É necessária uma superfície limpa, por isso, limpe o local com vassoura ou escova seca para retirar a poeira do lixamento.
O primeiro passo para preparar a parede com reboco para receber a pintura é lixar. Para tanto, certifique-se de utilizar lixa de gramatura grossa, entre 60 e 80. O intuito é retirar ao máximo aquele excesso de areia, muito comum quando o reboco da parede está seco.
Numeração
Para o acabamento, é interessante fazer o lixamento final com uma lixa número 220 ou 320 porque costumam deixar a madeira bem lisa, mesmo sem a aplicação de qualquer produto. Depois, utilize um pano úmido para retirar resíduos de todo o processo e escolha o acabamento ideal entre cera e verniz.
Em trabalhos com madeira geralmente se usam lixas de grão 36 a 400. Fique atento para a seqüência de uso de cada número de lixa. O grão seguinte não pode exceder mais que 50% do grão usado anteriormente, se você iniciou o trabalho usando grão 80, a próxima lixa deverá ter 50% a mais de 80, isto é, 120.