Suprimindo os rituais mosaicos, Jezabel passou a cultuar Baal de forma ostensiva e dominadora, sacrificando crianças em nome da santidade e inocência. Sua atuação mística superava as expectativas dos Israelitas que aceitavam tudo de forma normal.
O seu nome é uma palavra semítica que significa "senhor" ou "dono", sendo inicialmente um título que depois se tornou nome próprio. Havia vários deuses Baal, para diversas tribos, como se pode verificar no Velho Testamento em que se refere "o Baal" de cada tribo; daí que se empregue também o plural, Baalim.
Baal bíblico Em Canaã, os Hebreus lutaram em várias épocas contra a adoração do deus Baal. No Livro dos Juízes (da Bíblia Hebraica), o hebreu Gideão destrói os altares de Baal e a árvore de Aserá pertencente aos Midianitas. Mais tarde, o profeta Elias, no século IX a.C., condenou o Rei Acabe por adorar Baal.
Deus bíblico pode ter tido uma esposa, afirmam pesquisadores. Inscrições indicariam que Javé teria tido como companheira a deusa da fertilidade Asherah.
Elias mata Thanit, Pigmaleão e todos os discípulos de Baal e Aserá
Foi também no Monte Carmelo que, segundo a Bíblia, Elias fez descer fogo do céu, que consumiu por duas vezes os 50 soldados com o seu capitão, que o rei Acazias tinha mandado ali para prender o profeta, em virtude de ter este feito parar os seus mensageiros que iam consultar Baal Zebube, deus de Ecrom (II Reis, ...
Êutico
851 a.C.
Além da forma peculiar com que foi arrebatado, Elias manteve-se fiel a Deus, sendo uma referência contra a idolatria ao deus Baal, em defesa do culto ao Deus de Israel. De acordo com as escrituras, por meio da ação do profeta caiu fogo do céu.
Acazias havia reinado por 2 anos. Durante seu reinado, sabendo que Josafá, rei de Judá, aliado de seu pai, estava aindo para Ofir para pegar ouros, pediu-o para que levasse seus servos com os dele, porém o rei de Judá recusou. No último ano de seu reinado, Acazias caiu de uma janela de sua casa, resultando ferimentos.
Acabe
Dados bíblicos Acabe, filho de Onri, iniciou seu reinado no 38º ano de Asa, rei de Judá. Casou-se com Jezabel, filha do rei sidônio Etbaal, ergueu um altar para prestar culto ao ídolo Baal em Samaria, permitiu que Jezabel e outros no seu reino adorassem deuses pagãos. ... Seu filho Acazias, sucedeu-lhe no trono como rei.
Acazias de Israel
Acazias de Israel
Acazias de Israel
Século IX a.C. Omri ou Onri (hebraico: עָמְרִי, ʿOmri; uma forma reduzida do hebraico עָמְרִיָּה, Omriyya, "YHVH é minha vida") foi o sexto rei de Israel Setentrional e fundador de uma nova dinastia - a Dinástia de Omri.
Atália, era filha de Acabe, Rei de Israel e de Jezabel. Casou com Jeorão, Rei de Judá, filho de Josafá. ... Ela tornou-se regente do Reino de Judá durante seis anos, sucedendo após a morte de seu filho, Acazias.