Interações iônicas São interações fortes que envolvem grupos funcionais com carga positiva (cátions) e carga negativa (ânions). Conforme cargas iguais se repelem e cargas opostas se atraem, as interações cátion-cátion e ânion-ânion são repulsivas e as interações ânion-cátion são atrativas.
Como contém apenas átomos de carbono e hidrogênio, o tipo de ligação que se forma é a covalente. O metano é um gás inodoro e incolor.
As ligações de hidrogênio entre as moléculas de NH3 fazem com que os pontos de fusão e de ebulição deste composto sejam mais elevados que aqueles do PH3, que não apresenta essa força intermolecular.
A amônia é uma molécula polar que contém quatro nuvens eletrônicas ao redor do átomo central (nitrogênio), ou seja, são quatro pares eletrônicas, sendo que um deles é não ligante. Logo, podemos afirmar que a geometria das nuvens é tetraédrica.
A molécula de água tem origem na ligação covalente (ligação que ocorre entre ametais, onde há compartilhamento de elétrons -para que os átomos se estabilizem-) entre o hidrogênio e o oxigênio.
Iônica
Você sabia que existe mais de uma fórmula para representar as moléculas? ... Na fórmula eletrônica da água, os elétrons da última camada do oxigênio são simbolizados por pontos e os de hidrogênio por “x” ao redor do símbolo do elemento. Assim, a água deve ser representada por: H ∙∙ O ∙∙ H.
O que significa, porém, dizer que uma substância tem esta ou aquela estrutura molecular? Dizemos que a fórmula da água é H2O.
Hidrogênio: massa atômica de 1 unidade corresponde a 1g. H2O = 18 u corresponde a 1 molécula de água = 2 x 1g + 16g = 18g. Assim, a massa molar da água é de 18 g/mol.
Se você precisa se referir a 6,02 x 10²³ moléculas, você pode dizer simplesmente 1 mol de moléculas. Se disserem a você que uma amostra contém meio mol de moléculas, você entenderá que existem 3,01 x 10²³ moléculas (6,02 x 10²³ dividido por dois).
Existem 92 tipos diferentes de átomos e mais 25 que já foram produzidos em laboratório. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Assim como os átomos que constituem as moléculas, elas também são minúsculas, tanto que há 000 000 moléculas em apenas 18 g de água.
O átomo é uma estrutura (composta por próton, nêutron, elétron, núcleo, níveis, subníveis e orbitais) que forma a matéria. Átomo é o nome dado ao formador da matéria (tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa). ... Núcleo: região mais densa do átomo e comporta prótons e nêutrons; Não pare agora...
No corpo humano, os átomos mais abundantes, que constituem a maioria das moléculas biológicas (proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucleicos), são o carbono, o oxigênio, o nitrogênio, o hidrogênio e o fósforo.