Foi nos pântanos da antiga Suméria que surgiram as primeiras cidades conhecidas na região da Mesopotâmia, como Ur, Uruk e Nipur. Os povos da Suméria enfrentaram muitos obstáculos naturais. Um deles era as violentas e irregulares cheias dos rios Tigre e Eufrates.
As primeiras cidades como Ur e Babilônia, surgiram na Mesopotâmia, nos vales dos rios Tigres e Eufrates, no atual Iraque. Por volta de 2500 a.C, acredita-se que Ur chegou a ter 50 mil habitantes, enquanto Babilônia, 80 mil.
O desenvolvimento da agricultura irrigada nas planícies dos grandes rios foi o fator econômico decisivo na fundação das primeiras cidades, no Oriente Próximo. ... As primeiras cidades surgiram entre 3 5
Resposta. Foi o desenvolvimento da agricultura nas planícies dos grandes rios ,usando a irrigação, que fez a economia florecer e fundar as primeiras cidades . Com a descoberta e uso do bronze os homens substituiram a pedra na construção de todos os tipos de armas e ferramentas.
As primeiras cidades a serem constituídas vieram com a revolução agrícola. ... Esse excedente alimentar possibilitou que alguns homens, antes ocupados com a produção de alimentos, passassem a se dedicar a outras atividades não relacionadas à produção de alimentos e que demarcaram a divisão campo cidade.
As primeiras cidades do Brasil são fruto da chegada dos portugueses no território brasileiro. ... A urbanização e de fato o conceito de cidade só veio com o processo de industrialização, onde o aumento do meio urbano foi possível e a saída dos indivíduos do campo para a cidade ocorreu.
Resposta:As primeiras vilas brasileiras tinham função de colonizar os territórios e foram fundadas pelos donatários das capitanias hereditárias. ... A primeira vila foi São Vicente, seguida também por Igaraçu, Vila do Pereira e Santa Cruz. Salvador – 1549. São Sebastião do Rio de Janeiro – 1565.
Destarte, os primeiros municípios fundados no Brasil com o nome de vila foram: São Vicente, instalada em janeiro de 1532 por Martim Afonso de Sousa; Olinda (1537); Santos (1545); Salvador (1549); Santo André da Borda do Campo (1553); São Paulo do Campo do Piratininga e Rio de Janeiro (1567).
As vilas se formaram primeiro no litoral, a maioria perto de fortes construídos pelos portugueses para combater o contrabando e as incurs›es de outros povos na costa brasileira. As vilas também serviam para exportar os produtos, principalmente o açúcar, e receber mercadorias que vinham da Europa.
Pelo fato deles virem pelo mar era mais fácil começar a civilizações por la, com o passar do tempo foram se formando outras vilas oi cidades no interior.
Por que a maior parte das primeiras vilas no Brasil foi criada no litoral do atual Nordeste? Por causa do cultivo da cana-de-açúcar e da proximidade com Portugal.
Resposta. Porque, o modo de colonização portuguesa começou no litoral brasileiro, por isso, as grandes cidades nasceram primeiramente ali.