As 10 dicas para melhorar a rotina do bebê recém-nascido!
9 dicas que valem ouro para colocar o sono do bebê em dia
O bebê com 1 mês já apresenta sinais de satisfação no banho, reage ao sentir desconforto, acorda para comer, chora quanto tem fome e já é capaz de pegar um objeto com a mão. A grande maioria dos bebês com esta idade dorme o dia todo, porém alguns podem acordar de noite, trocando o dia pela noite.
Atividades para bebês de um mês
Quanto tempo dura cada pico de crescimento? Geralmente uma semana, mas cada bebê tem necessidades diferentes e esse tempo pode variar.
Não há um limite recomendado de banhos no bebê, por dia Normalmente, um banho por dia é o suficiente para manter o bebê limpo. Mas, com o calor, não há problema em dar dois banhos. Neste caso, o segundo pode ser dado apenas com água para não ressecar a pele do pequeno.
O banho noturno ajuda o bebê a relaxar e dormir melhor. Então pode dar banho em recém-nascido a noite sim, pois, não existem riscos para este momento tão especial.
De acordo com Thais Bustamante, pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.
Nessa época do ano, o melhor horário para dar banho no bebê é entre às 15h e 16h, com a água em torno de 37º. Outra dica é deixar o chuveiro ligado antes de começar o banho.
Como dar banho no bebê Segure-o em um de seus braços. Se possível, tento proteger os ouvidos com os dedos para que não entre água. Com a outra mão, comece a lavar a cabeça. Posicione a mão que irá banhá-lo em formato de concha e jogue uma pequena quantidade de água em sua cabeça ou despeje água com uma cumbuca.
Um banho morno à noite é a melhor pedida. Mas o banho matinal também tem seus benefícios. É melhor tomar banho de manhã ou de noite? Segundo Nancy Rothstein, médica americana que se autodenomina a “embaixadora do sono”, em entrevista à Fox News, o melhor período do dia para banhar-se é a noite.
Por conta das condições climáticas e aspectos culturais, os brasileiros costumam dar um banho por dia em seus filhos, mesmo aqueles que acabaram de nascer. Entretanto, de acordo com as sociedades americana e europeia de pediatria, se um recém-nascido tomar de três a quatro banhos por semana, já é o suficiente.
Encha a banheira até a altura dos ombros do seu bebê, isso é o suficiente para acomodá-lo bem. Muitas vezes o seu pequeno chora no banho porque não está coberto o bastante com água e acaba sentindo frio. 5. A água deve ficar morna e não quente.
Para que o bebê não sofra tanto, durante o inverno, dê o banho nos horários mais quentes do dia, perto da hora do almoço. O ideal é banhar antes de alimentá-lo, caso contrário, o banho deve ser breve. Mesmo no frio, a temperatura da água não pode estar muito quente, pois resseca a pele do bebê.
Como agasalhar o bebê para dormir no inverno? As noites de inverno são bem mais geladas, e é preciso manter o bebê aquecido e confortável para que ele durma bem. A recomendação, mais uma vez, é colocar camadas de roupa, com um pijama quentinho por cima. As flanelas são excelentes opções para o pijaminha.
Como o bebê perde muito calor nesse momento, o banho não deve demorar mais de 10 minutos....Confira os passos que devem ser seguidos para dar banho no bebê:
Cuidados: Usar protetor solar todos os dias, não esquecendo dos lábios, que também estão expostos e sofrem com a ação do sol e do frio; Evitar o sol entre 10h00 e 16h00. Utilize roupas de algodão, que conseguem bloquear em 90% os raios ultravioleta, óculos de sol e chapéus.
Até os seis meses de idade, o bebê não deve ser exposto diretamente ao sol e, nesta faixa de idade, não é permitido o uso protetor solar. Pode-se, contudo, receber o sol de forma indireta e passear protegido por protetores mecânicos, como guarda-sóis, chapéus, roupas , óculos e pela sombra da capota do carrinho.
Para produzir vitamina D de forma segura, deve-se tomar banho de sol por pelo menos 15 minutos por dia, sem usar protetor solar. Para pele morena ou negra, esse tempo deve ser de 30 minutos a 1 hora por dia, pois quanto mais escura a pele, mais difícil é a produção de vitamina D.
É recomendado tomar sol entre 10h da manhã e 15h da tarde. Este é o período de maior incidência dos raios ultra violeta B que auxiliam na absorção da vitamina D pelo organismo. Deve-se evitar a exposição prolongada nos horários mais quentes do dia – das 12h às 15hs.