O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.
2) Determinação da umidade ótima e da densidade aparente seca máxima. A massa específica seca máxima é 1,595 g/cm3 (ou peso específico seco máximo de 15,95 kN/m3) e o teor de umidade ótimo é de 21,1%. w = 18,35% e ρd =1,479 g/cm3 Será necessário acrescentar água para atingir o teor de umidade ótimo.
Normalmente especifica-se o grau de compactação desejado para um aterro. Ex.: 95%, 98%, 100%.
O “grau de compactação” do solo, GC, foi calculado pela relação: GC = 100 Ds/ Dref onde Ds é a densidade atual do solo e Dref é a densidade do mesmo solo em um estado de referência obtido em laboratório. O grau de compactação é expresso em porcentagem.
Cálculo do CBR: CBR = [(Pressão encontrada)/(Pressão padrão)]. 100. Obs: A pressão a ser utilizada será a carga obtida dividida pela área do pistão. O resultado final para o CBR determinado, será o maior dos dois valores encontrados correspondentes às penetrações de 2,5 e 5,0mm.
O Ensaio é dividido em 3 fases principais sendo:
“Exemplo prático desse procedimento é a adição da areia (alta resistência) junto à argila (alta coesão), mistura promovida mecanicamente. Adicionamos água até conseguirmos uma determinada umidade ótima para uma ideal homogeneização do material. Uma vez conseguida, seguimos para regularização e compactação”, explica.
No que diz respeito ao solo arenoso, o betume tem por função a promoção da ação ligante entre as partículas, para conferir coesão ao solo (CRISTELO, 2011; SILVA, 1968).
Embora qualquer tipo de solo possa ser tratado com cimento, os solos granulares são considerados mais indicados que os argilosos, pois conseguem atingir resistências mais elevadas com menores teores de cimento.
BASE ESTABILIZADA GRANULOMETRICAMENTE – É a camada do Pavimento Asfáltico situada imediatamente abaixo da camada de Revestimento Asfáltico, constituída de solos, produtos de britagem ou mistura de ambos, que obtém a estabilidade para cumprir suas funções apenas devido a uma conveniente compactação, sem necessidade de ...
O Ensaio de compactação tem como objetivo oferecer um efetivo controle da qualidade de todos os solos que foram compactados. Também conhecido como Ensaio Normal de Proctor ou AASHTO (American Association of State Highway Officials), entendê-lo permite a conclusão de um trabalho no solo de alta qualidade e segurança.
O grau de compactação ou compactação relativa pode ser um parâmetro útil e de fácil medição para indicar mudanças nos parâmetros físicos como macroporosidade, condutividade hidráulica, permeabilidade ao ar e resistência à penetração do solo (Carter, 1990).
As operações para execução de aterros compactados consistem nas operações de descarga, espalhamento, umedecimento ou aeração e compactação do solo proveniente de cortes ou áreas de empréstimo (vide Figura 2.
Deve-se reduzir o número de passagens de máquinas no campo, privilegiando o plantio direto ou pelo menos o cultivo mínimo, evitando inúmeras arações e gradagens. O solo deve ser mobilizado ou cultivado em condições ótimas de umidade, ou seja, levemente úmido, nunca encharcado.
Vários são os problemas que um solo compactado pode apresentar, dentre eles, diminuição das trocas gasosas no solo, que são de grande importância para diversas reações que ocorrem, diminuição da infiltração da água, podendo ocasionar em escoamento superficial e erosão do solo.
Resposta: Quando o teor de umidade é baixo as partículas do solo estão fortemente unidas umas às outras e a capacidade de suportar cargas é elevada, o risco de compactação é baixo. ... O solo também se torna impermeável, assim, a água excedente escoa sobre a superfície resultando em perda de solo, nutrientes e adubos.