eSocialhttps://login.esocial.gov.brhttps://login.esocial.gov.br
Consulta Qualificação Cadastral -http://consultacadastral.inss.gov.brhttp://consultacadastral.inss.gov.br
O que é É um projeto do Governo Federal que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, cumprindo a prestação de informações relativas às suas obrigações fiscais, trabalhistas, previdenciárias e ao FGTS, de forma unificada.
O eSocial é um programa do governo brasileiro que pretende unir todas as principais obrigações acessórias das empresas em apenas uma plataforma simples de ser utilizada. ... Sabendo disso, e com vistas a aumentar a fiscalização desse tipo de informação, o Governo Federal implementou o eSocial para empresas.
O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, também conhecido como eSocial, é um projeto do governo federal do Brasil, que visa unificar o envio dos dados sobre trabalhadores em um site e permitir que as empresas prestem as informações uma única vez.
O eSocial é um dos pilares do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), programa que busca modernizar o cumprimento das obrigações acessórias unificando o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas de forma totalmente digital. O eSocial é um projeto desafiador.
Quem deve aderir ao eSocial? Seja pessoa física ou jurídica, se for contratante de prestação de serviço que resulte em obrigações trabalhistas, previdenciárias ou tributárias, a adesão ao eSocial é obrigatória.
Como enviar o eSocial para as empresas Sem Movimento?
Passo a passo para o cadastro no eSocial sem erros
2.
O cadastramento deve ser feito no site eSocial, acessando o link "Primeiro Acesso" no canto superior direito da tela. O segundo passo é o empregador informar seu CPF e data de nascimento. Automaticamente o sistema reconhecerá se o empregador declara ou não imposto de renda.
Passo a passo
Logado no site do eSocial, o empregador deverá clicar no menu, na opção “TRABALHADOR” e em seguida na opção “DESLIGAMENTO”. Informar o tipo de aviso prévio. Se Indenizado “Sim” / se trabalhado “Não”.
Para excluir o cadastro de um colaborador, é necessário excluir todos os cálculos que esse colaborador possua.
Situação 1: Para excluir uma ocorrência de um funcionário que foi declarado no CAGED erroneamente, ou seja, para este determinado funcionário não houve admissão / desligamento na referida competência, deverá ser feita a Adição do Registro Tipo 1- Exclusão, em que serão declarados no CAGED de acerto os dados que já ...
Ao realizar uma admissão, é enviado ao eSocial o evento S-2200, se o candidato desistir da vaga é possível excluir essa admissão, com qualquer data, que para o eSocial será gerado o evento S-3000 de exclusão, e o evento S-2200 passará para a situação 'excluído'.
O evento pode ser cancelado até o próprio dia da admissão, caso esta não venha a ocorrer efetivamente. Afastamentos Temporários: O evento contendo as informações de afastamento temporário deve ser informado até 10 dias da ocorrência do afastamento do empregado.
Não pode ser cancelado, pois principalmente se o contrato de experiencia ja tiver assinado pelo empregado. Mesmo assim tem empresas que fazem isso, batem o carimbo de cancelado na carteira de trabalho do empregado e acha que esta tudo resolvido. Mas o empregado pode entrar com uma ação contra a empresa.
Como informar ao eSocial que a pré admissão não será efetivada
No módulo Administração de Pessoal, acesse: eSocial > Colaboradores > Admissão de Trabalhador - Registro Preliminar. Este menu disponibiliza duas telas: Manutenção (FR034PRE), para cadastrar ou excluir as informações preliminares de cada colaborador. Não é possível editar as informações através desta tela.
Com o eSocial, não é mais possível alterar a data de admissão. O cadastro precisa ser excluído e incluído novamente com a data correta. Será gerado um evento de exclusão do S-2200. Antes de realizar o procedimento abaixo, verifique se o contrato não tem nenhuma alteração cadastrada enviada.
Como excluir um evento específico do eSocial
Acesse a Central eSocial - aba Andamentos dos envios; Localize o evento S-1299 com o erro 1016 clique em Detalhes - Excluir; Então somente o evento S-1299 processado será exibido na Central eSocial.
Lançar férias retroativas no eSocial Doméstico
Mensagem na guia Invalidados: "Erro 721 - Não foi possível registrar o evento atual pois existe(m) evento(s) cadastrado(s) com data de ocorrência posterior para esse trabalhador." Esta mensagem geralmente ocorre quando houve o envio de eventos ao eSocial, porém não foi respeitada a ordem cronológica dos mesmos.
1 – Acesse o menu PROCESSOS e clique na opção AFASTAMENTOS; 1.
O usuário deverá clicar sobre o nome do trabalhador e depois na matrícula do trabalhador para registrar e consultar suas férias. O registro, alteração ou exclusão de férias só é possível se as folhas de pagamento da(s) competência(s) que refletirão o impacto deste evento não estiverem com status “Encerrado”.
Todo evento de férias calculado ficará na situação de aguardando prazo de envio até o dia de inicio do gozo, quando chegar a data do inicio do afastamento o evento será automaticamente enviado para o eSocial.