O Arduino pode ser especialmente útil na automatização dos processos da sua empresa. É possível criar protótipos que permitam a comunicação de um dispositivo móvel com máquinas de indústria até a integração total do escritório (luzes, aparelhos, ar-condicionado, etc) com a internet.
Modularidade. É sempre útil a criação de protótipos mais complexos, através de componentes mais simples, essa é uma das grandes vantagens que o Arduino possibilita. Modelos existentes de placas Arduino.
A maior vantagem dessa plataforma de desenvolvimento sobre as demais é a sua facilidade de sua utilização, pois, pessoas que não são da área técnica podem aprender o básico e criar seus próprios projetos em um intervalo de tempo relativamente curto.
O Arduino Uno R3 é uma placa baseada no microcontrolador Tmega328 (datasheet). Ele tem 14 pinos de entrada/saída digital (dos quais 6 podem ser usados como saídas PWM), 6 entradas analógicas, um cristal oscilador de 16MHz, uma conexão USB, uma entrada de alimentação uma conexão ICSP e um botão de reset.
O Arduino Integrated Development Environment – ou Arduino Software (IDE) – contém um editor de texto para escrever código, uma área de mensagem, um console de texto, uma barra de ferramentas com botões para funções comuns e uma série de menus.
O Arduino IDE é o software Arduino gratuito que facilita o desenvolvimento e a gravação de códigos diretamente no microcontrolador. Através deste, é possível realizar o Upload dos códigos para a placa tanto em sistemas operacionais Windows quanto Linux, demonstrando sua funcionalidade e versatilidade.
As principais razões para se utilizar a plataforma Arduino em seus projetos são as seguintes: Baixo custo de prototipagem. Softwares de simulação gratuitos disponíveis. ... Grande número de tutoriais, artigos e projetos prontos na internet.
Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.
O Arduino é uma plataforma de prototipagem open-source, seu software multiplataforma é flexível e fácil de usar. Ele é destinado para pessoas interessadas em criar objetos ou ambientes interativos. Com o Arduino, você pode interagir com luzes, motores entre outros objetos eletrônicos.
Muitas vezes você deseja repetir uma ação sobre uma série de pinos e fazer alguma coisa diferente para cada um. Neste caso o exemplo faz piscar 6 LEDs usando a função for() loop para fazer circular ida e volta entre os pinos 2 e 7. Os LEDs acendem e apagam em sequência, usando ambos as funções digitalWrite() e delay().
break é usado usado para sair de um laço for, while ou do… while, ignorando a condição padrão do loop. Também é usada para sair do comando switch case.
Função pinMode() Esta função permite configurar um pino específico para se comportar como um pino de entrada ou de saída. Por padrão, os pinos do Arduino tem a função de entrada, de modo que não é necessário declará-los neste caso.