EQST

Qual Deve Ser A Formaço Do Professor De AEE?

Qual deve ser a formaço do professor de AEE? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual deve ser a formação do professor de AEE?

O AEE é feito por professores que devem ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação especifica para a educação especial, inicial ou continuada, para atuar com cada tipo de deficiência.

Qual é a função do professor do AEE?

De acordo com a Resolução de № 436/2012, no Artigo 9˚, o professor de AEE tem a função de “identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos e de acessibilidade que atenuem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

São atribuições do professor do atendimento educacional especializado exceto?

São atribuições do professor do atendimento educacional especializado EXCETO: ... b) Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando a disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.

Como ocorrem as articulações para o trabalho do professor do AEE?

Os resultados indicam que a articulação entre os dois grupos de docentes (professoras de AEE e professoras da sala comum) ocorre de forma assistemática, sem planejamento prévio ou intencionalidade definida, via de regra com vistas a atender a emergência de situações cotidianas junto aos estudantes público-alvo da ...

O que faz o AEE?

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) funciona como um recurso de vital importância para a Inclusão Escolar de pessoas com deficiência. Trata-se de uma sala instalada na escola comum, equipada com recursos extras para auxiliar na aquisição da aprendizagem dos alunos incluídos nas classes comuns.

Quais são os atendimentos que o aluno surdo recebe no AEE?

O AEE promove o acesso dos alunos com surdez ao conhecimento escolar em duas línguas: em Libras e em Língua Portuguesa . ... O Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras Ocorre diariamente, em horário contrário ao das aulas, na sala de aula comum.

Quais são os aspectos legais que fundamentam o atendimento educacional especializado AEE?

Fundamentada nos marcos legais e princípios pedagógicos, da igualdade de condições de acesso à participação em um sistema educacional inclusivo, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) define a Educação Especial como modalidade de ensino transversal a todos os níveis, etapas ...

Por que incluir os alunos com deficiência TGD e AH SD na escola comum?

As TA são vistas como um meio de inclusão. Usá-las com alunos com deficiência, TGD e AH/SD pode ser de grande valia como alternativa metodológica eficaz dentro de sala de recurso ou classe especial. ... Com isso, é possível realizar uma inclusão mais concreta, seja no campo escolar, no trabalho ou na vida pessoal.

Quanto o atendimento especializado é correto afirmar?

Sobre o atendimento educacional especializado, é correto afirmar que: I Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de. ensino.

O que deve oferecer uma sala de AEE?

As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado que tem como objetivos: Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos ...

O que deve ter em uma sala de recursos multifuncionais?

O atendimento pode ser em uma sala de recursos multifuncionais, ou seja, um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais específicos, projetado para oferecer suporte necessário às necessidades específicas dos alunos.

Qual a importância das salas de recursos para a formação dos alunos especiais?

A Sala de Recursos Multifuncional tem por finalidade atender pedagogicamente alunos com necessidades educativas especiais, suplementando e flexionando o Currículo do Ensino Regular, aferindo cada situação, recepcionando-os individualmente ou em pequenos grupos, em sala de aula, dando apoio complementar aos professores ...

Qual a diferença entre sala de recursos e aee?

O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino. É realizado, de preferência, nas escolas comuns, em um espaço físico denominado Sala de Recursos Multifuncional.

Qual a diferença entre sala de recursos e sala de recursos multifuncionais?

A Sala de Apoio Pedagógico (SAP) também conhecida em muitos lugares como Laboratório de Aprendizagem (LA) é o local indicado para o atendimento de alunos com dificuldades, problemas e transtornos de aprendizagem, enquanto a Sala de Recursos Multifuncional (SRM) atua com alunos com deficiências de ordem orgânica (mental ...

Que tipo de trabalho é desenvolvido na sala de recursos?

Nas salas de recursos, um professor (auxiliado quando necessário por cuidadores que amparam os que possuem dificuldade de locomoção, por exemplo) prepara o aluno para desenvolver habilidades e utilizar instrumentos de apoio que facilitem o aprendizado nas aulas regulares.

Qual é a função de uma sala de recursos?

A sala de recursos multifuncionais é um espaço na escola onde acontece o atendimento especializado para alunos com necessidades educacionais especiais, a fim de desenvolver a aprendizagem, baseada em novas práticas pedagógicas, com o intuito de auxiliar esses alunos a acompanharem o currículo proposto pela escola, como ...

Quantos alunos podem ser atendidos na sala de recursos?

em atendimento individualizado ou em grupo de alunos com, no mínimo, 2 (duas) e, no máximo, 3 (três) aulas diárias, na conformidade das necessidades indicadas pela Avaliação Pedagógica, desde que ministradas no contraturno ao da frequência do aluno em classe/aulas do ensino regular, não podendo ultrapassar 8 (oito) ...

Qual a finalidade das salas de recursos multifuncionais SRMs?

a ) É um ambiente nas escolas especialmente montado para o atendimento aos alunos que possuem dificuldades de relacionamento e comportamento para que possam ser preparados para interagirem socialmente.

Quando surgiu As salas de recursos multifuncionais?

Segundo Silva (2003) a adoção da sala de recursos surge a partir da metade da década de 70 na educação especial brasileira, informada pela tradução de literatura americana especializada e, principalmente, pela discussão sobre os processos de segregação e com base no princípio da escola para todos.

Quando surgiu o atendimento educacional especializado?

2008

Quantas salas de recursos multifuncionais existem no Brasil?

Escolas terão dez mil salas de recursos multifuncionais As secretarias de educação de estados e municípios devem indicar as escolas que receberão as salas este ano até o dia 5 de junho.

Quando surgiu o AEE no Brasil?

1988

Qual documento foi definido o atendimento educacional especializado?

Para esse fim, está previsto na Constituição de 1988 o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, para o que antes era definido como Educação Especial e todas as suas formas de intervenção.

Quando começou a inclusão?

O movimento de inclusão surgiu no Brasil no final da década de 80 sendo incrementada em 90, enquanto em outros países já existia desde a década de 50. A inclusão surge visando garantir que todos frequentem a sala de aula do ensino regular da escola comum, independentemente do tipo de deficiência, sendo grave ou não.

Qual o papel do docente da sala comum para a garantia do atendimento educacional especializado?

Ao professor da sala de aula comum é atribuído o ensino das áreas do conhecimento, e ao professor do atendimento educacional especializado ‐ AEE cabe complementar/suplementar a formação do aluno com conhecimentos e recursos específicos que eliminam as barreiras as quais impedem ou limitam sua participação com autonomia ...